domingo, 1 de abril de 2012

A discriminação com a MULHER no concurso da Guarda Municipal de Belém (Ou: "O grande paradoxo: em Belém, uma mulher pode ser comandante da GM, mas não tem direitos iguais no processo seletivo")


Todo mundo fala em direitos iguais, mas NINGUÉM Sabe por que, no concurso da GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM, o número de vagas para as mulheres foi infinitamente menor que os destinados aos homens, embora o cargo a ser ocupado seja o mesmo.

Segundo o edital nº 001/2012 da Prefeitura Municipal de Belém (Guarda Municipal) e seus anexos, mulheres e homens serão submetidos ao mesmo processo seletivo. Após a Prova Intelectual e o Teste de Aptidão Física os candidatos, sejam homens ou mulheres, freqüentarão o mesmo Curso de Formação, enquanto condição necessária para admissão no cargo de GM.

Em seguida, aqueles que lograrem êxito no Curso de Formação, independente do sexo, serão nomeados e, após tomarem posse, exercerão o aludido cargo. Após a posse, todos os Guardas, sejam homens ou mulheres, vestirão a mesma farda e exercerão as mesmas funções que decorrem do cargo em questão, sem qualquer distinção em função do sexo.

Depois de cada trinta dias, sejam homens ou mulheres, os novos GM receberão o mesmo salário e terão os mesmo direitos, deveres e prerrogativas.

Logo, se, desde o processo seletivo até o exercício efetivo do cargo de GM, homens e mulheres possuem os mesmos direitos, deveres e prerrogativas, por que a Prefeitura de Belém estabeleceu um número distinto de vagas para o referido cargo em razão do sexo? Em 2012, São 27 vagas para as mulheres e 245 para os homens.  

Em razão desse ato segregatório e ilegal emanado do Poder Executivo Municipal, tudo indica que as mulheres prejudicadas - que obtiverem pontuação superior aos homens na PROVA TEÓRICA, mas não forem convocadas para a PROVA FÍSICA - terão de ingressar em juízo para requerer o direito de serem tratadas igualmente aos candidatos do sexo masculino.

Mais uma vez a Poder Judiciário terá que intervir e “governar” o município de Belém para corrigir mais esse absurdo que impunemente prospera em solo paraense.  

Para não deixar dúvida do raciocínio aqui apresentado, leiam o anexo 03, do edital de concurso público nº 001/2012, e confiram se as atribuições das MULHERES são diferentes das atribuições masculinas para justificar o número de vagas diferenciado em razão do SEXO:

CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2012 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM /PA – GUARDA MUNICIPAL 1 / 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM/PA - PMB SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2012 EDITAL RETIFICADO E CONSOLIDADO N.º 02/2012 ANEXO 03 - INFORMAÇÕES DO CARGO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM/PA - PMB

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD

GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM

CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2012.

EDITAL RETIFICADO E CONSOLIDADO N.º 02/2012, DE 27 DE JANEIRO DE 2012.

ANEXO 03 - INFORMAÇÕES DO CARGO Cargo 01 – Guarda Municipal GM.01
Síntese de Atividades
Atividades de execução de policiamento de prédios e logradouros públicos municipais, com vistas à proteção dos serviços, instalação e bens pertences ao Município.
Atribuições
Executar o policiamento preventivo, devidamente uniformizado e armado; vigiar parques, praças, jardins e demais logradouros públicos ou próprios municipais; fiscalizar e proibir atividades que afetem o bem comum; executar e implementar as posturas municipais; exercer o poder de polícia administrativa no Município na fiscalização do patrimônio municipal; conhecer os meios de extinção de incêndio; colaborar com o Corpo de Bombeiros e órgãos de Segurança Pública, em caso de necessidade; dispensar especial atenção aos deficientes físicos e mentais, aos idosos e crianças, oferecendo-lhes ajuda quando necessário; registrar e comunicar ao supervisor hierárquico, as ocorrências verificadas no seu turno de trabalho; dirigir viaturas da Guarda Municipal, devidamente habilitado, quando determinado pelos eu supervisor hierárquico; manter postura a apresentação dignas de modo a honrar o uniforme que enverga; executar outras atividades correlatas.
Nível de Escolaridade
Ensino Médio Completo
Requisitos para Investidura no Cargo
Conclusão do curso de Formação de Guarda Municipal
Remuneração
R$ 2.583,80 (Dois mil, quinhentos e oitenta e três reais e oitenta centavos).
Vantagens
Vale alimentação, vale-transporte e Gratificações inerentes.
Regime de Trabalho
Escala de revezamento diário, diurno e noturno, incluindo-se sábados, domingos e feriados.
Sexo
Quantidade de Vagas
Feminino
27 (vinte e sete) vagas. Não haverá vaga reservada às pessoas com deficiência.
Masculino
245 (duzentos e quarenta e cinco) vagas. Não haverá vaga reservada às pessoas com deficiência.


10 comentários:

  1. Cara você devia procuar algo pra ler ou ocupar o seu tempo de maneira adequada. essa foi a merda mais idiota que lí hoje na net. mas pra ajudar seu cerebro primitivo a esclarecer essa duvida vou te ajudar a pensar. O numero de vagas é quase 90% menor pras mulheres porque o numero de homem vagabundos e drogados que andam nas ruas de belem é muito maior que o de mulheres, vc acha que maconheiros ou ladrões vão se sentir intimidados se parar uma viatura da guarda e descer várias mulheres dela? ou voce acha que seria facil elas imobilizarem uma pessoa maior e mais forte? não. isso é tarefa pra homem mesmo. mas você é provavelmente um daqueles tipinhos intelectuas que gostam de fazer polêmica e iniciar discussões inúteis sobre direitos, deveres, blablabla. Vai arrumar uma mina tra transar ou então vai bater uma pra relaxar.
    é cada coisa que se vê aqui heim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não posso ser responsabilizado pela sua ignorância. Pense no seguinte: se o cargo de GM requer que você tenha de prender maconheiros, ladrões e vagabundos, cabe a Administração Municipal estabelecer critérios para quem vai ocupá-los que permitam ao GM fazer frente a essas situações (tais como: condicionamento físico, força, conhecimento jurídico, etc.), jamais, preconceituosamente, dividir as vagas em MASCULINAS E FEMININAS.

      Vejo que você é tão estúpido que no seu conceito de mulher não estão contidas as capacidades de prender um vagabundo ou maconheiro. Você ainda concebe a mulher dentro de um estereótipo de fragilidade e incapacidade.

      Por outro lado, se a mulher paraense ainda é o que você pensa, não cabe à Prefeitura interpretar e discriminar segundo o seu juízo. Cabe ao Poder Público estabelecer critérios objetivos a serem satisfeitos pelos pretendentes ao cargo em questão, mesmo que nenhuma mulher consiga atingi-los. Em outras palavras, não se pode dizer previamente que as mulheres são incapazes, deve-se dizer quais atributos esse agente público deve ter e deixar que o processo seletivo separe o joio do trigo. Ou você acha que não existem homens mais fracos fisicamente que muitas mulheres?

      Espero ter ajudado você a pesar um pouco sobre essa questão, pois não posso ajuizar como você e, preconceituosa e previamente, julgá-lo incapaz de compreender um simples raciocínio.

      Um abraço!

      Excluir
    2. EI MANO. QUANTOS CEMITERIOS TEM EM BELEM. QUANTAS PRAÇAS, QUANTOS PREDIOS HISTORICOS...

      Excluir
  2. Se somente força fosse o suficiente para ser guarda Municipal bastava recrutar os estivadores do cais do porto de Belém. kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. ÉGUA......ESSE FOI O COMENTÁRIO MAIS PRECISO, ADEQUADO E CONTEXTUALIZADO, RSRSRSRSRRS. HÁ MUITO TEMPO NÃO VIA UMA RESPOSTA TÃO CABIVEL....O AZULINO DESPREPARADO TINHA QUE ESCUTAR ESSA PESSOALMENTE E COM UM TOM DE VOZ BEM AUDIVEL. NO BURADO DA ORELHA..RSRSRS

    ResponderExcluir
  4. MAS AGORA FALANDO SÉRIO. VC DEVE SER DO TEMPO DA SOCIEDADE PATRIARCAL. NÃO SABE NADA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS. ESPERO QUE PELO MENOS VC CONHÇA O CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICIPIO. SABE QUANTAS PRAÇAS EXISTEM EM BELEM, QUANTOS CEMITERIOS. POIS SE SABE. PELO MENOS CONHECE O SEU TRABALHO. ISSO JÁ É MUITO BOM...

    ResponderExcluir
  5. parti para ignorancia é tipico de alguém q nem conhece seus direitos e sai repetindo os que os outros dizem por ai!

    boa prof Professor Walber Wolgrand!!!

    sentiu a pressão a anonimo idiota!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe major como mulher vou discordar do senhor no quesito, discriminação de mulheres, sim trabalhei na policia militar há vários anos em um setor de departamento pessoal e posso lhe dizer que infelizmente o comando da Guarda Municipal estar certo, sim pois é interessante que a mulher ela quer "emprego" (vagas)na Guarda Municipal na PM na Policia Civil, com igualdade com os homens porém na hora de desenvolver suas atividades 90% não aceitam tirar o mesmo serviço que os homens pois passam a apresentar varias dificuldades na hora de trabalhar por exemplo as policiais femininas a maioria "acham" que entraram no serviço público para trabalhar interno ai começa a queda de braço, sim pois elas tentam de todas maneiras achar um gabinete para "trabalhar" jamais aceitam a missão de desenvolver o Policiamento ostensivo, digo com experiência. Elas mesmas procuram sofrer esta discriminação, pois existe dados estatísticos que quando elas são escaladas para trabalhar na "rua" apresentam atestados "psicológicos" que afirmam que a polícia apresenta dificuldade em desenvolver suas atividades na rua e o Comando e "orientado" a encaixá-la em uma atividade interna, quando isso não acontece começa a chegar as "dispensas", ou seja a mulher não digo todas mais a maioria não aceita:
    Trabalhar a noite
    Trabalhar em viatura
    Trabalhar portando arma
    Trabalhar final de semana
    Desenvolver a atividade fim dos órgão de segurança
    Inclusive apareceu agora uma categoria de "formados” sim, são aqueles que se formam agora nessas inúmeras faculdades e adquirem um "diploma superior", como a coisa esta "preta" prestam concurso para Escrivão, Guarda, Soldados da PM e por ai vai e por serem formados se julgam no direito de se "achar" melhor que os outros, querem ser lotados em atividades compatíveis com sua "formação" dentro dos órgão publico, só para lhe citar um exemplo em uma determinada ocasião se apresentou uns 3 soldados formados em "ciência da computação" que não aceitavam trabalhar na rua e sim no CITEL, pois tinham nível superior são inúmeras situações como esta já vi caso de soldado Bacharel em Direito, Matemática, Formados e Serviço Social e por ai vai cujo o lema deles é: “tenho diploma não trabalho na rua”.
    Então, lhe digo uma coisa e falar de fora outra e estar a frente de uma situação como esta, lhe falo com experiência de anos de observação sobre esta situação e que através de estudo foi o que resultou para as mulheres este processo de discriminação que não aconteceu aleatoriamente e sim através de estatística, e estudo pois o serviço publico principalmente os órgão de segurança precisam de gente pra trabalhar na rua não em gabinete.

    ResponderExcluir
  7. o Certo seria 272 vagas para Guarda Municipal, incluindo o mesmo TAF (teste de Aptidão física), para ambos os sexos, aí sim, iriamos começar a falar em direitos iguais!!!!

    ResponderExcluir
  8. Wolgrand,

    Em janeiro o Diário anunciou na capa 1600 vagas para as polícias (sendo que essa "novidade" já havia sido divulgada inúmeras vezes pelo governo ainda em 2011).

    Na matéria do Diário, como de costume, a Alice Viana mudou as datas. Na ocasião, as provas seriam em abril (mais tarde afirmou que os editais é que seriam publicados em abril).

    Enfim, retorno aqui apenas para levantar a questão. Estamos em abril. Cadê o Diário para cobrar alguma informação agora? Qual o motivo de não existir tópicos sobre PC e PM no site Pararesponde?

    Abril será mais um mês de enganar trouxa, como todos os outros anteriores? Fica a dúvida.

    E VIVA OS DONOS DE CURSINHO! \o/

    Segue aqui o link da matéria http://www.diarioonline.com.br/noticia-183945-concurso-da-policia-tera-1600-vagas.html

    ResponderExcluir