quinta-feira, 12 de abril de 2012

Que ecoe o efeito de Tiradentes (Walmari Prata Carvalho)

No dia 21 de abril, é comemorado no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em um herói nacional.

A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como fim a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas. Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair.

Em decorrencias de seus feitos meritórios, as Policias Militares e civis do Brasil o transformaram em seus Patrono.

Quem não usa do passado para construir o presente e planejar o futuro sofre atropelos recorrentes. O movimento mineiro sob os auspícios de Tiradentes conquistou nossa separação do subjugo de Portugal; parafraseando slogan do EB diria “Árdua é a missão de desenvolver e defender o Brasil. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em separá-lo de Portugal”.

Não resta duvida que nossos recursos minerais escasseiam, mas ainda é incomensurável e os tributos, a cada momento, se agiganta e todos pagam imorais percentuais; não obstante facilitadora condição vivemos o subjugo, onde tudo falta, da segurança a saúde e educação. Desta feita não é Portugal a nos oprimir e saquear. Tornamo-nos lobos de nós mesmos. Criamos Gerson elegemos Gerson reunimos Gerson e Gerson vira lobo de Gerso e, pelo exemplo de Gerson, muitos exercitam os costumes dos camaradas Gersons que, às vezes, depois do exercício são depositados nas cadeias onde serão Gersinhos e sairão Gerson. Seus criadores encastelados nos poderes e acobertados pelo corporativismo partidário de seus clãs incólumes continuam em rodízio; assim como antigamente Portugal; a saquearem os cofres públicos com artifícios de toda ordem e por diversos meios nem precisam esperar pela lavra mineraria, se locupletam com avidez não mais pelo pequeno QUINTO que o povo pagava,mas, pela carga tributaria de onde ninguém pode fugir e onde a mão de Gerson passa ávida e ligeira.

Nossa ameaça não é mais externa graças a Tiradentes e seguidores. A corrupção dos Gerson é nossa inimiga interna, que além de saquear os cofres públicos empobrece o povo pelos desvios de recursos e, principalmente, em caráter e personalidade pelos efeitos de seus espúrios exemplos aos nossos jovens.

E pensar que Tiradentes deu a vida para nós entregar um País livre do subjugo de Portugal, assim como nos foi devolvido à bem pouco tempo da tentativa de subjugo de ideologia interna de aprendizado externo dos Gerson que hoje estão por ai em algum canto dos Poderes esperando por seus QUINTO DOS INFERNOS.

Fiquem certos que Tiradentes morreu, os outros estão adormecidos, mas atentos aos inúmeros Gerson, que dilapidam a nação. Honremos a luta de Tiradentes nos dias de hoje. Fora a corrupção e os inúmeros Gerson encastelados nos poderes, e fora deles.

Belém, 21 de abril de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO
walmariprata@hotmail.com

5 comentários:

  1. EESE TIRANDENTES FOI O MAIOR PATETA DA HISTÓRIA DO BRASIL, PARECE O FONTOURA AQUI NO PARÁ. SÓ QUE O FONTOURA FOI MAIS VIVO, VIVIA PUXANDO SACO E FOI PROMOVIDO POR MERECIMENTO ESTANDO NA JUNTA DE SAÚDE E FICOU ONZE ANOS COMO COMANDANTE GERAL. MORREU POBRE POR QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA HARDEN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável, mas o que fazer, cada um valoriza conforme seu livre arbítrio. Uns gostavam da Lacraia enquanto outros de Dorival Cayme. Uns gostam do Cachoeira,e,ate mesmo do Doty,outros preferem o Eder Mauro.O valor depende do conteúdo,e,do respeito de cada um.Tem gente que canta o Hino Nacional em ritmo de samba,outros se emocionam ao ouvi-lo em seu tradicional ritmo.Brasil um país democrático que a todos acolhe,ate mesmo os antagônicos aos seus valores nacionais.WALMARI

      Excluir
  2. os ''TIRA DENTES''dos dia atuais, na minha opnião são o Marco Prisco e o CB benevoluto daciolo, ambos arriscaram muita coisa pra que toda uma classe seja beneficiada, classe essa que é a polícia e bombeiro militar.
    ambos, graças ao bom deus e ao judiciario conseguiram retornar as suas respectivas corporações.
    Fazendo uma analogia com o texto do cel walmari, posso dizer que hoje a principal luta das pm's brasileiras se da contra o militarismo. O militarismo é ''O QUINTO'' a ser combatido e extinto pelas instituições policiais brasileiras, esse ''quinto'' provoca um racha dentro das instituições fazendo com que existam os que se dão bem e outros que já não se dão tão bem assim; que são os praças.

    ResponderExcluir
  3. Ate concordo em parte com você anônimo, realmente respeitando as proporções entre os objetivos principais, e, o desfecho final para cada caso. Existe sim uma simetria entre os sacrifícios nas causas de cada um, e, o publico beneficiado por elas.
    Discordo completamente de você em relação a nominar como QUINTO o militarismo atribuindo a ele as conseqüências das divisões internas, e, seus conseqüentes benefícios de grupos. Não é o militarismo que provoca isto, muito pelo contrario, as coisas não estão pior justamente pelo suporte que ele representa. A estrutura militar, e, todo o embasamento de seu estatuto, e, suas especificas leis embasadas na lei maior confere a todos os membros de uma instituição que tem o militarismo como argamassa de seus pilares de sustentação (disciplina e hierarquia) o norte delimitador dos direitos e deveres de cada um e de todo o conjunto. Estes conhecimentos devem ter todos os seus membros. Fugir disto deixa de ser militarismo para transformar-se em anarquismo institucional, quando passa a ser norma utilizada em assedio moral. A manifestação antagônica a estes desvios internos é alem de um direito um dever de todos os que sofrem, e, dos que vêem outro sofrerem, principalmente seus subordinados.A estes desmandos deveriam também manifestarem-se as associações militares,em suporte aos seus membros. Falta a maioria de nosso publico interno este conhecimento, e, a coragem funcional de exercitá-lo, este sim é um dos QUINTO. O maior de todos os QUINTOS é a politicagem institucionalizada, esta divide transformando tudo em anarquia formadora de grupos.WALMARI

    ResponderExcluir
  4. E A CELPA? QUANDO VÃO PRENDER OS VENDEDORES DA MESMA. O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO VENDEU A EMBRATEL QUE TEM UM BRAÇO DA CLARO E QUE FOI VENDIDA PARA O MÉXICO. COITADO DE NÓS, FALTA LUZ E ÁGUA TODOS OS DIAS. NINGUÉM MERECE, RECORRER A QUEM? SRÁ QUE O FONTOURA NÃO QUEBRAVA ESSA?

    ResponderExcluir