sábado, 21 de abril de 2012

PMPA, onde persistem critérios pessoais e subjetivos para “aferir” o mérito dos militares (Ou: “Uma forma caduca de escolher os coronéis da PMPA”)


Sandoval Bittencourt (foto) é tenente coronel da PMPA. Durante décadas trabalhou em prol da segurança pública paraense. Frequentou e obteve o primeiro lugar em vários cursos militares ao longo da sua brilhante carreira profissional. Como poucos, na corporação de Fontoura, é detentor do Curso de Operações Especiais.  Como se não bastasse, Bittencourt é professor da UFPA e doutorando em sociologia. Um raro exemplo de conjugação de bom desempenho operacional com acurado conhecimento teórico.

Bittencourt exerceu com eficiência diversas funções na PM. Foi comandante da Companhia de Operações Especiais, comandante da ROTAM, subcomandante do CME, Superintendente do Sistema Penitenciário, comandante de Policiamento Regional de Castanhal, integrante da Missão de Paz da ONU em Moçambique, professor do CFO, CAO e CSP, etc. Por onde passou, o oficial desempenhou com eficiência as missões que lhe foram determinadas.

No início de 2012, Bittencourt ingressou no Limite Quantitativo para fins de promoção ao posto de CORONEL PM. Passou por todas as etapas da avaliação coordenada pela Comissão de Promoção de Oficiais – CPO e, dentre dezenas de tenentes coronéis, ficou em 5º (quinto) lugar pelo CRITÉRIO DE MERECIMENTO para a promoção que ocorreu em 21 de abril deste ano.  Como a CPO apurou a existência de 05 vagas ao posto de coronel era razoável supor que Bittencourt seria promovido ao coronelato.

Porém, para surpresa de toda a classe miliciana, Bittencourt foi preterido e em seu lugar foi promovido o tenente coronel Braga, subchefe da Casa Militar da Governadoria. Braga é um bom oficial, mas foi decisivo para a sua ascensão ao último posto o fato de ser assessor de Jatene há anos. Por várias vezes acompanhou o governador em viagens a outros países, por ter fluência na língua inglesa.   

Não seria questionável a promoção de Braga ao posto de CORONEL – como disse, trata-se de um oficial competente – se não fosse a prévia apuração de méritos realizada pela CPO, que resultou na lista, PELO CRITÉRIO DE MERECIMENTO, dos oficiais habilitados para a ascensão funcional. Mas, por outro lado, a promoção de Braga não é ilegal, pois a caduca legislação de promoções da PM permite ao governador escolher, dentre os tenentes coronéis habilitados, quem deve ser coronel PM.

A grande contradição é denominar a escolha pessoal e subjetiva do governador de “PROMOÇÃO POR MERECIMENTO”. A Constituição Federal de 1988 contemplou como princípios a serem observados por todos os agentes públicos a IMPESSOALIDADE e EFICIÊNCIA, logo é razoável inferir que a avaliação de méritos de todo e qualquer representante do Estado requeira o estabelecimento de critérios prévios e objetivos. Tornou-se, assim, incabível, segundo a nova ordem constitucional, que a simples vontade de uma autoridade administrativa possa determinar quem tem ou não méritos administrativos para ser promovido, mesmo nas corporações militares.

No entanto, como a PMPA, em pleno século XXI, ainda se baseia numa legislação criada em 1985 e ninguém parece disposto a atualizá-la, injustiças como a que vitimou o tenente coronel Bittencourt continuarão acontecendo. O pior é a descrença que o sistema de promoções provoca em toda classe miliciana ao perceber que os “méritos”, que fazem a diferença para as promoções e outros benefícios profissionais, não são decorrentes das ações dos avaliados, no decorrer de suas vidas profissionais, mas da vontade de um poderoso PADRINHO POLÍTICO.

Pobre Polícia Militar do Pará!    

44 comentários:

  1. Aí está um grande exemplo de como um bom oficial deve ser.

    Cobrar das praças é uma coisa, mas esse aí dá exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Não são apenas esses princípios, mas varios outros que não estão sendo respeitados há muito tempo, isso acontece para infelicidade em toda a administração pública.

    ResponderExcluir
  3. Fui aluno do Bittencourt, no curso de Gestão de Segurança Privada, e poço realmente ratificar sua competência, dedicação e atenção a todos os alunos.
    Att. Sylvio Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Caro wol, sempre peço a Deus que este me dê sabedoria para praticar a JUSTIÇA, pois a injustiça eu vejo todos os dias nesta polícia de Fontoura e vai continuar, uma vez que esta é uma polícia da CONVENIÊNCIA... que tem uma legislação arcaica e que algumas destas não foram recepcionadas pela nova Carta Política de 1988, como é o caso da Lei do CHO, que o item idade está em desacordo com os princípios da Razoabilidade e Isonomia, asim como outros pontos da Lei que contraria o Estatuto e o Código de Ética. Quero fazer mensão também ao princípio da impessoalidade que deveria prevalecer no serviço público. O Cel bittencourt não me passou nemhuma procuração, mas tenho o honra de dizer a sociedade em geral, que trata-se de um oficial, altamente competente, pssuidor de uma inteligência impar, plobo, humano, justo, amigo, pessoa fácil de conversar, sem soberba, sem arrogância, policial que faz a diferença, e deixa boas lembranças por onde passa, é excelente quando empregado em missões de alto risco, tive o prazer de trabalhar com o mesmo em Xinguara, quando este ainda era Ten, em várias missões demonstrou o seu valor e competência, preparado para a missão operacional e administrativa como poucos, não é atoa que praticamente em todos os seus Cursos, desde o primeiro na Academia, este brilhante Oficial tem sido o ZERO UM, isso é para poucos. Wol falta ainda você dizer que este também tem o Curso de Guerra na Selva, onde foi elogiado pelo Cmt do Centro de Guerra na Selva, como o Melhor aluno entre todos os policiais que já passaram por lá. Este Curso, é contado nos dedos quem possui. deixo um grande abraço ao Cel Bittenccourt e que continue sendo a pessoa que tem sido. Deus lhe reserva dias melhores. "A INJUSTIÇA É UM CÂNCER NO SEIO DA SOCIEDADE". Somente alguém que não suporta injustiça!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouvi falar maravilhas do TC. Bitencourt, apesar de não ter conhecimentos de seus atributos pela proximidade permito-me o acatamento as suas qualificações em razão de recorrentes afirmações de terceiros. A única vez que o procurei encontrava-se no Sistema Prisional, e, mesmo por telefone teve a devida (mas rápida) atenção para comigo. Quando percebo que vários militares prestam solidariedade a um oficial, que julgam ter sido prejudicado reascende em mim esperança pelo reagrupamento, pelo retorno da homogeneidade hierárquica na PM.
      Nossa instituição encontra-se dispersa, grupos divergentes surgem a cada governo. Na busca pelo poder lutam entre eles, e, o vencedor sacrifica funcionalmente os perdedores e seus seguidores. Durante este recorrente entrevero umbilical ou de clã, se esquecem do principal em uma instituição militar, “de seus comandados”. Estes entregues a própria sorte, e, em razão da própria natureza humana de preservar a própria sobrevivência, logicamente passam a não aceitar mais como seus interlocutores seus comandantes oficiais, que não mais os guiam ou representam condignamente. Buscam serem representados em qualquer demanda por alguma liderança oriunda do próprio meio. Este ato esfacela o regime militar enfraquecendo a hierarquia. As conquistas institucionais do todo sempre saem em desequilíbrio prejudicando setores da escala vertical. Politicamente é mais favorável a governos, pois os enfrentamentos as demandas serão compartimentadas, muito melhor, do que enfrentar o peso de toda uma instituição coesa.
      Esperem e irão ver o fim institucional, ou pela unificação das policias ou pela extinção em razão da heterogeneidade em que se transformou a PM.
      Vendo e aceitando todas as qualificações do TC Bitencourt, percebendo pelos meios de comunicações virtuais a existência de inúmeros advogados pertencentes ao efetivo de nossa PM, confirmando a existência de inúmeros clubes ou associações de defesa dos militares; pergunto-me como ainda o intelecto destas nobres pessoas, e, grupos representados ainda não buscaram uma linguagem comum, para substituir leis deixadas pelos dinossauros, e, comumente julgadas perdidas no tempo, entretanto, este mesmo tempo lhes foi disponibilizado para modernizá-las, e, nada fizeram. Como tantos dotados de qualificações como o Bitencourt não se unem para atualizar o que julgam desatualizados, mesmo soçobrando em seus direitos em decorrência delas. Serão masoquistas, preguiçosos, lhes é conveniente esta condição?
      Estou solidário ao sentimento de todos em relação ao que julgam injusto relativo ao Bitencourt, entretanto, não posso deixar de afirmar a legalidade na escolha do governador, a lei o ampara, a mesma lei que já poderia ter sido alterada por proposta de pessoas de intelecto jurídico ou conhecimento de causa como o Bitencourt e seus pares. Foi uma escolha legal, talvez, não tão coerente, entretanto, muito mais ética, moral, e,com sustentação legalista diferentemente do que algumas outras ocorridas à bem pouco tempo em decorrência a um Decreto, que em texto publicado denominei de DECRETO DECREPTO,bem como do arrepio da lei e da CPO.
      Que tal agora, mesmo tardiamente debruçar-se, e, conjuntamente apresentarem sugestões de mudanças para este e outro assuntos, como por exemplo, a legalização dos uniformes; a alteração da regulamentação da lei de desarmamento (esta com vícios de inconstitucionalidade), nosso lei de vencimentos, e, outras.
      Caso lhes faltem inspirações busquem no passado da instituição um pouco de luz. O conhecimento deve ser buscado em qualquer espaço ou pessoa, jamais será demérito a quem o busca, às vezes esta mais próximo do que imaginamos precisamos estar atentos,e,ter a humildade para perguntar,ate mesmo ao cabo da guarda.
      Mãos a obra, ou vão esperar que a inércia os atrapalhe novamente, ou deixar que as vontades governamentais interfiram novamente ao sabor da biruta da politicagem.
      OBS:ADIANTO TAMBEM,NÃO POSSUIR NENHUMA PROCURAÇÃO DO BITENCOURT,E,MEU MANIFESTO PEGA A OPORTUNIDADE DA PUBLICIDADE,MAS,PROCURA O ATO ESTRUTURAL EM DESALINHO.

      Excluir
    2. CEL WALMARÍ, VAI FALAR COM O NOURA NA CASA MILITAR!!!!DEPOIS ME RESPONDE.

      Excluir
    3. Camarada anônimo.O que tinha de me atingir já atingiu,aos efeitos que discordei recorri na justiça.Quando digo ou proponho algo não faço por ter sido atingido,ou por desejar algo de pessoal.Fico indignado sim com os comportamentos que julgo divergente,mesmo não me atingindo,manifesto-me tentando mostrar um norte,não somente ao ator principal do ato,mas,a todos os coadjuvantes ou atingidos.Por este motivo compete aos ativos que sofrem diretamente os efeitos procurarem saná-los,neste caso especifico, quando você me manda falar com o Noura é por entenderes que por lá passa qualquer condição de ação ou solução.Neste caso detectato a fonte,da causa ou efeito,não serei eu a pessoa indicada para ir falar com o Noura,e,sim você, e, seus pares.Agora caso precisem de uma palavra amiga,estarei como sempre estive aberto ao diálogo.

      Excluir
  5. Wolgrand, como podemos nos mobilizar contra esta injustiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Manifestações coletivas na PM são muito difíceis. A PM está dividida em diversas categorias. Veja que até o recente reajuste salarial concedido aos militares do Pará expressa essa triste realidade. Os índices foram diferenciados por níveis hierárquicos e ninguém reclamou. Na prática não somos uma, mas várias categorias profissionais.

      Tem a categoria dos que ganham DAS, dos que são amigos de quem está no comando, dos que tem padrinhos políticos, dos que estão em bons cargos na PM, dos que tem bons cargos fora da PM, dos que trabalham na rua, dos que trabalham em gabinetes, dos que não trabalham, dos que estão felizes com o que conquistaram, dos que acham que a PM não lhes dá o que merecem, dos que foram perseguidos pelo comando, dos que foram beneficiados pelo comando, etc.

      Como uma corporação como essa pode contestar injustiças como a sofrida pelo Tenente Coronel Bittencourt?

      As ações sempre são individuais e as represálias, normalmente, inevitáveis.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Tive a oportunidade de trabalhar com o Bittencourt e concordo com o dito alhures quando se fala da competencia, honestidade e capacidade profissional deste militar e por isso venho expressar minha indignação com a injustiça ocorrida hj.

    ResponderExcluir
  7. Quem conhece este grande profissional sabe o qt ele foi injustiçado!

    ResponderExcluir
  8. Pq tanta perseguicao ao Ten. Cel. Bittencourt? A primeira ocorreu qd ele estava à frente da SUSIPE e a segunda agora! Será que honestidade e competência viraram critérios de exclusão?

    ResponderExcluir
  9. CRITÉRIO DE MERECIMENTO: Sig: Merece aquele que tem PADRINHO POLITICO.
    Fonte: Polícia Militar do Pará

    ResponderExcluir
  10. Ten Cel Bittencourt, o que dizer dele: profissional competente, compreensivo, justo, honesto, amigo, dedicado e fiel a sua missão e sem contar a sua imensa sabedoria. Porém, mesmo tendo sido o quinto colocado para a promoção, essas qualidades não fizeram nenhum efeito para que ela fosse aprovada. É por isso que temos muitos corruptos por aí.

    ResponderExcluir
  11. Oficial do gabarito dele é raridade nesta policia.

    ResponderExcluir
  12. Foi essa "escolha" que fez um Major que era o 45º na antiguidade, e que responde a homicídio e outra que é parente de um coronel da PM, serem promovidos pelo merecimento.

    ResponderExcluir
  13. Parece que este vai segurar sozinho a bronca, esperar pra ver!!!

    ResponderExcluir
  14. Ten. Cel. BITTENCOURT oficial de grande competência, dedicado é de lamentar o ocorrido no 21/04/2012.

    ResponderExcluir
  15. corporativismos anacrônicos infelizmente ainda ditam a política em nosso estado,os mais capazes e competentes não são alçados aos cargos merecidos pelos maniqueismos pessoais dos que exercem o poder.ai esta a evidência de porque o poder público não é exercido pelos que são mais capazes de conduzi-lo em nossa terra.em que país sério amizades pessoais com a hierarquia superior superam o esforço e a competência da construção de um currículo exemplar.

    ResponderExcluir
  16. Na vida na caserna convivemos com diferentes tipos de oficiais.Há aqueles que tratam seus subordinados como empregados,humilham,destratam.Mas mesmo assim há que se manter a hierarquia e o respeito ao dito oficial se manifesta tão somente pela estrela que possui no ombro.Diferente deste,há aquele oficial que obtem o respeito não apenas pela estrela que possui,mas pelo homem que é,pelo caráter,pelo modo de tratar com seu subordinado,me parece que a segunda descrição cabe bem ao Ten.Cel. Bittencourt.

    ResponderExcluir
  17. Será q ainda não perceberam que qt mais "perseguem" o Bittencourt mais ele se destaca no desempenho de suas funções? Ao sair da SUSIPE comandou a ROTAN de forma íntegra e honesta, depois foi Sub-comandante do CME, colocando em prática toda sua operacioanalidade e inteligência nas Missões Especias, sendo inclusive agraciado com medalha, com a troca de comandante geral mandaram ele para Castanhal e lá continua desempenhando sua função com a maestria de sempre, pois ocorreu a redução da criminalidade,leia-se homicidios, cultivando assim a admiração de todos.

    ResponderExcluir
  18. Eu naõ estou preocupado com nenhum Bitencort da vida e sim no maldito critério de merecimento que prejudica a todos pois o tal do merecimento que para mim se trata do PUXASSAQUISMO sim são só os "baba ovos" que tem direito a este titulo, quando o critério chega aos praças ai e que a coisa desanda procure ver um policial que trabalha em VTR, PAPC e de PO qualquer atividade a fim ser comtemplado com MERECIMENTO, vc ja observou nas condecorações das medalhas TIRADENTES procure um praça de rua que foi agraciado com esta medalha quando colocam um gato pingado e só para disfarça fazer capa a medalha que dão e aquela que não tem peso nenhum para promoção 10 de 20 anos já que qualquer um pode pedir, ou seja como eu falo e so o BABA OVO que tem direito a este merecimento o certo era acabar com esta pouca vergonha e somente prevalecer o critério de antiguidade.

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo sabe que promoção de praça e oficias são criteriosa.20% dos PMS que vão para a reserva,sai revoltados pela falta de oportunidade nos seus direitos.Todos nos sabemos que vivemos de promoção para poder melhorar nossos salarios para podermos sustentar nossas familias.
    Não adianta puxa-saco da PM porque no fundo não somos valorizados.É cada um carregando sua cruz.

    ResponderExcluir
  20. Esse ai tá é no lucro, não deve ter nem 20 anos de PM e já é ten. cel., enquanto quem realmente trabalha em prol da sociedade dia e noite que são as Praças tiveram uma miséria de aumento sem contar que muitos CB PM, com mas de 25 anos de relevantes serviços prestados a população e são esquecidos pela gloriosa PM. Isso sim é a mas pura covardia!

    ResponderExcluir
  21. Penso que a injustiça cometida com o Bittencourt, é apenas uma das diversas cometidas com alguns Tenentes Coronéis em 21 de abril deste ano. No caso dele (Bittencourt), menos pior, levou "rasteira" dos próprios amigos de turma. Sua promoção já deve ter sido agendada para setembro (farinha pouca, meu pirão primeiro). Por outro lado, em situação mais delicada, observamos alguns "antigões" como Aquino, Hermam, Gomes de Melo, Porto, Sadala, Rogério e outros tantos, tão bons quanto o Bittencourt, amargando funções "de segunda", certamente para apagar suas atuações e consequentemente cortar qualquer possibilidade de promoção. Égua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE PESSOAL JÁ DEVIA ESTAR CRIANDO GALINHA. VÃO ACABAR COM O ADICIONAL DE INATIVIDADE E ELES VÃO SE F....

      Excluir
  22. Todos falam da super competência do TC Bintencourt, concordo com vcs porém a PM sempre foi assim apadrinhamento político. Na era PT os benefiados foram o PUTY, FERNANDÃO, TEMÍSTOCLES, FIGUEIRA, etc (quem desses é competente?????? Nenhum mas tiveram sorte de lenvatarem a bandeira do PT enquanto o partido estava no poder. paciência agora é a vez dos apadrinhados do PSDB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TC Bitencuort, um policial virtuoso, com uma formação profissional invejavel, não fuma, não bebe, extremamente dedicado ao que faz, competência nem se fala. Age sempre com respeito a dignidade da pessoa humana, sem distinção, um lider nato e não um autocrático. Trata seus subalternos com respeito e todos lhe admiram e respeitam, sem ser preciso usar a força do Regulamento Militar. A 30 amos na briosa, eu nunca vi um Oficial receber tanta solidariedade de todas as classes. É lamentável que esta polícia seja da CONVENIÊNCIA. Solicito ao Gestor atual da PM, que também é uma pessoa cheia de virtudes. Com respeito. Cmt dê o primeiro passo para mudar esta e outras INJUSTIÇAS. Obrigado!!!

      Excluir
  23. WOLGRAND CADÊ OS 5% DE AUMENTO QUE O GOVERNO DEU.TIREI MEU CONTRA-CHEQUE DESSE MES PELA INTERNET E VEIO SECO COMO UMA POSSA DE LAMA NO FINAL DO DIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, nós somos militares estaduais e já tivemos o nosso reajuste salarial. Agora o governo concedeu reajuste para os servidores públicos estaduais, que são os civis.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.O governo deveria informar com mais clareza quando falar em aumento.Varios militares estão pensando que seriam tb benefeciados.

      Excluir
    3. O CORRETO É QUE A FILA ANDA.SE SOMOS REGIDO POR UM REGULAMENTO ONDE SOMOS OBRIGADOS A andar na fila então DEVERIA SER TB NAS PROMOÇÕES.PORQUE NEM UM ANTIGO QUER SER COMANDADO POR UM RECRUTA.

      Excluir
  24. E o Major Salim, que é acusado de participar do afogamento, e posterior óbito, de um soldado no curso de ROTAM, foi promovido a TEN CEL por merecimento. Então tá combinado que pode responder processo por matar, roubar, extorquir, que nada disso será levado em consideração na hora da promoção. Basta ser babão dos poderosos, lambe-saco de Coronel e capacho de político que serás contemplado com uma grande promoção. Essa é a competentíssima PMPA.

    ResponderExcluir
  25. tão chorando porque o oficial não virou coronel, há façam-me o favor, enquanto um praça demora 10 anos pra virar cabo, um oficial é promovido praticamente de 4 em 4 anos, isso sim é verdadeira injustiça mas ninguém fala nada disso aqui nesse blog.
    Já soube de muitos casos de praças que tiveram que entrar na justiça contra esse oficial porque ele simplesmente se negou a autorizar um direto que foi adquirido por lei.
    Sengundo o livro o monge e o executivo:, em qualquer instituição as pessoas devem trabalhar como uma pirâmide onde quem está no topo deve atender os interesses de quem está abaixo dele e assim vai se sucedendo até chegar na base ,dessa forma haveria uma melhor prestação de serviço a população, mas o que todos nós vemos é justamente o contrario, onde as babações de ovo e injustiças reinam deliberadamente.

    ResponderExcluir
  26. Pobre anônimo das 10:26 AM, Wolgrand me corrija se eu estiver errado, NINGUÉM PODE SER CONSIDERADO CULPADO DO QUE LHE É IMPUTADO QUANDO A SENTENÇA NÃO TIVER SIDO TRANSITADA JULGADA EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, CORRETO? Não é por que o TEN CEL Salin reponde a processo que o mesmo não pode ser promovido, o mesmo já está se defendendo em juízo, agora ninguém pode afirmar que ele não é competente, muito pelo contrário eu acho tão quão competente quanto ao TC Bittencourt. Vamos brigar para que a Lei de promoção seja mudada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, também considero o Ten Cel Salim um excelente oficial. Mas a questão que me parece relevante nesta postagem é a falta de objetividade para o julgamento dos méritos dos oficiais e praças da PMPA. O mérito (ou demérito) não é da pessoa, mas das suas ações, logo é importante a existência de mecanismos objetivos e transparentes para aferí-lo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Prezado Wolgrand, por que vc não postou por completo em relação ao que narrei sobre o TC Bittencourt? Não quero expor mentiras aqui, mas se vc autoriza a postagem de pessoas acusando o TC Salim, logo deveria também postar as msgs sobre atos do Bittencourt. Creio que nada mais do que justo.Em relação aos mecanismos de promoção concordo em genero, número e gráu.abs

      Excluir
    3. Caro anônimo,

      Você pode não acreditar, mas tento ser isento na elaboração de textos e publicação de comentários neste blog. Com relação ao Salim, publicou no repórter 70 o processo que ele e outros militares respondem na Justiça Militar, além de eu ter escrito um artigo sobre esse fato no passado.

      Quanto ao comentário que você fez do Bittencourt não consegui confirmar os fatos para divulgar aqui. Mas ressalto que uma conduta não deve determinar o juízo que fazemos de alguém, principalmente na vida policial militar. No conjunto, ambos tem procedido com dignidade no exercício do cargo. Se fosse comandante, gostaria de ser assessorado pelo Bittencourt e Salim.

      Embora tenha abordado o caso que envolveu o Bittencourt, objetivei colocar em destaque aquilo não é novidade para ninguém: o caos da nossa legislação e a subjetividade das promoções.

      Um abraço!

      Excluir
  27. Fala ai Wolgran, quanto tu recebeste para defender o TC Bittencourt? Muitas plumas jogadas ao vento. Tu não eras assim, rapaz! Até parece que combinaram o texto.
    Foste contratado como assessor de imprensa? Porque nenhuma linha sobre os defeitos? Porque tanto apelo midiático para que ele pareça o pobre coitado? Quer dizer que o TC Braga, que frequentou uma Universidade para ser bacharel em direito, que é poliglota, que é pósgraduado, que sempre fez pessoalmente seus trabalhos acadêmicos, sem ajuda da mãe ou do pai, que nunca entrou pela janela em nada, que nunca teve suas notas acadêmicas esticadas, que sempre teve um trabalho retilíneo, honesto e probo, que nunca teve seu nome envolvido em morte de nenhum policial ou em falcatruas, seja na PM ou em outro órgão, que está sendo cotado para ocupar vaga no alto escalão de segurança da ONU não tem méritos? Será que é porque ele pensa, mas é ao mesmo tempo discreto e simples, sem empáfia?
    Igual a você, ontem o TC Bittencourt estava emPTzado, agora ele é tucano do papo amarelo. A verdade é que ele não é muito diferente dos outros oficiais que só tem um lado, o dele mesmo.
    Se ele é realmente tudo isso, diga o que ele já produziu para a Corporação: algum estudo relevante, já que é "dotor"? Tratar bem os outros não é mérito, é obrigação.
    Será que isso tem a ver com algum "acordo" feito durante as falcatruas da Susipe, quando você era do Controle Interno?
    Já que você é filósofo e crítico, deveria ter percebido que ele é uma figura criada por uma mídia pessoal eficiente, que vive de aparências, tal qual a figura do Coronel Vieira, só que melhor trabalhado. O marketing dele é bom, e só!
    O mérito dele é de se cercar de pessoas competentes que lhe sustentam os atos. Sem essas essas pessoas ele passaria desapercebido, mais do que o Zaranza, que era analfabeto.
    Você melhor do que ninguém sabe que os policiais que trabalham com missões especiais, não são os maiores pensadores do mundo. Eles são ADESTRADOS, tal qual o TC Bittencourt. Simples assim.
    Se o Tc Bittencourt é o que você acha de melhor, é porque sua atividade crítica deve estar profundamente afetada. Logo você que estuda o SER.
    Como se diz: quando a esmola é muita o Santo sempre desconfia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Quem disse que o Bittencourt tinha mais méritos que o Braga para a promoção de 21 de abril de 2012 não fui eu, mas a CPO. Você podia ter um pouco de "mérito" e se identificar. Depois você deveria ter a coragem de dizer que a CPO errou na avaliação que fez, apresentando os seus argumentos.

      No meu texto, apenas defendi a tese de que o governador não pode ignorar o aferimento feito pela CPO, por, flagrantemente, contrariar os princípios da IMPESSOALIDADE e EFICIÊNCIA da Administração Pública.

      Por outro lado, em momento algum disse que o coronel Braga não possui méritos. Leia melhor o meu texto e pare de falar besteiras.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Concordo totalmente com vc, anônimo! Parabéns! Simples e direto! Tantos bons Tenentes Coronéis que foram injustiçados e de repente uma "corrente" pró Bittencourt, como se ele fosse a coca-cola mais gelada do freezer. Só um "bobão" não enxerga que o marketing para promovê-lo em setembro já começou. Em fim, parabéns Hilton, Noura e Braga! Pela rasteira no Bittencourt e nos demais injustiçados (KKK)

      Excluir
  28. Muita calma nessa hora...
    Em breve, teremos novos coronéis, promovidos.
    Tudo ao seu tempo. Sem grito, sem crise!
    E os antigões serão substituídos, normalmente.
    E mais adiante os novinhos de hoje serão os antigões de amanhã.
    E a vida segue seu curso natural. Ontem, hoje e sempre!


    Em tempo: todos bons e honestos oficiais PM. E o importante ñ é ter as medalhas e/ou ser promovido, e sim MERECÊ-LA, diuturnamente! E viver em PAZ. :-)

    ResponderExcluir
  29. Ao anônimo 12:03 AM.
    Falou pouco mas falou bem...
    Só acho que o TC Bitencourt deveria, por ser mais antigo e méritos, ter sido promovido!
    A questão é: quem sairia da lista?
    Não é mole não.

    ResponderExcluir
  30. Não crítico seu mérito, porém, tudo para os oficiais são mais fácil... Tem muito praça na polícia militar que tem muito curso operacional, e são um bom exemplo na corporação e mesmo assim nunca foram reconhecidos...

    ResponderExcluir