segunda-feira, 30 de abril de 2012

O facebook, o futebol e a estupidez humana. (Ou: “O homem é um ser predisposto a ser enganado”)


O Governo do Estado investe milhões numa atividade privada, sem retorno objetivo para a população e administrada por dirigentes corruptos, que não prestam contas do dinheiro público que recebem. Essa “MINA DE OURO” do entretenimento e da ilusão se chama FUTEBOL.
Mas quais são as razões que fazem do futebol um lucrativo investimento estatal? É algo tão óbvio e eficiente, que desde a Roma Antiga nenhum governante inescrupuloso abdicou de seu uso para iludir os seus governados. Por isso, não medem esforços em patrocinar grandes e sedutores espetáculos. O critério de escolha é o sucesso que o evento faz com a “MASSA”. No Brasil, todos sabem que a fixação gira em torno do FUTEBOL e do CARNAVAL.

Em pleno século XXI, essa tática funciona melhor que seduzir criança com pirulito de morango. A verificação dessa assertiva é simples nos tempos cibernéticos. Basta um indivíduo atento ler as mensagens postadas, nas segundas feiras, nas REDES SOCIAIS (facebook, Orkut, etc.) para entender quais são os assuntos que ocupam a mente da “galera”. Os internautas não se contêm e põem-se a tirar um “SARRO” com a cara dos outros internautas que, supostamente, torcem para o time que perdeu no domingo anterior.

O mais interessante é que esses “torcedores virtuais” não dirigem o seu escárnio a alguém especificamente, mas, simplesmente “lançam na rede” as mensagens no intuito de zombar daqueles que, eventualmente, as lerem. O prazer parece residir no simples ato de zombar, já que o destinatário não é, necessariamente, determinado. Tudo indica que a imaginação deve fazer o resto.

Nas redes sociais, preponderam mensagens que tratam de futebol, amor e auto-ajuda, incluindo pedidos de intervenção divina para problemas mundanos.  Muitos somente falam de futebol e não comentam uma linha sobre os graves problemas econômicos, sociais e políticos que afetam decisivamente a vida delas próprias.

“A vida mais vivida – parafraseando o Chico – parece que está no mundo virtual”.

Enquanto isso, atentos à “REDE”, ao FUTEBOL e aos movimentos da GALERA, os donos do poder mexem as peças do tabuleiro. No Pará, nesta segunda, 30/04, o acontecimento mais relevante dá conta de que o senador Jader Barbalho conseguiu emplacar o seu amigo particular para o cargo vitalício de CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS.

Enquanto todos falam da indiscutível vitória, no domingo, do Clube do Remo sobre um desprezível clube do interior paraense, a família Barbalho comemora o sucesso da mencionada manobra política que, de quebra, ainda resultou na aprovação das contas, pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, do herdeiro político do clã, prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, apesar de o PARECER TÉCNICO sugerir a sua REJEIÇÃO.

Tudo é feito nas barbas do povo, mas a GALERA não contesta e não se indigna com o “IRRELEVANTE” acontecimento. Certamente porque o que mais lhe interessa é o futebol de 5ª categoria praticado em terras marajoaras, com o nobre intuito de “tirar um sarro”, nas REDES SOCIAIS, com a cara dos possíveis perdedores, porém sem perceber que, ao agir dessa forma, está tirando um sarro da própria cara ao permitir que manobras políticas vis prosperem e atentem, IMPUNE e DESCRADAMENTE, contra os seus próprios interesses (e de toda sociedade).

Viva o facebook, o futebol e a estupidez humana!

4 comentários:

  1. AMIGOS. SAÚDE!

    O PT FEZ COLIGAÇÃO COM O PMDB, CUJO LÍDER É O SENADOR JARDER BARBALHO, A QUEM A EX-GOVERNADORA DO PT CHAMAVA, COM TODAS AS LETRAS, DE "LADRÃO, CORRUPTO, ETC..."
    ASSUMIU O GOVERNO E SUMIU, FEZ MUITO POUCO PARA QUEM PROMETEU MUITO - UM FIASCO ADMINISTRATIVO.
    O PSDB, COM ALIANÇA COM OUTROS PARTIDOS, INCLUSIVE O PMDB, GANHOU DA INDISPOSTA EX-GOVERNADORA, QUE POR SUA VEZ ESTA GANHANDO MUITO DINHEIRO NO BANCO O BRASIL, QUE VIROU CABIDE DE EMPREGO DOS POLÍTICOS FRACASSADOS...
    QUE ATIRE A 1ª PEDRA QUEM NUNCA ROUBOU NA POLÍTICA BRASILEIRA.
    EM NOSSA OPINIÃO, RESPEITANDO A "DEMOCRACIA" NA "LIBERDADE DE EXPRESSÃO", O PT NÃO PODE FALAR DO PSDB E, TAMPOUCO, DO PMDB...
    A HISTÓRIA DE QUE O PT FAZ MAIS PELO PARÁ É CONVERSA PARA BOI DORMIR.
    SÓ EXISTEM DOIS PARTIDOS: O QUE ESTA NO PODER E ROUBANDO; E, O QUE ESTA FORA QUERENDO ENTRAR PARA ROUBAR...!
    O PT TEM A COMPRA DE VOTO ANTECIPADO QUE É A BOLSA FAMÍLIA (PROJETO DO DR. ITAMAR FRANCO) E PERDEU PARA SEDIAR A COPA, QUE AGORA DIZEM SER COMPRA DE VOTOS...
    AMIGOS, ESPERO NÃO SER AGREDIDO POR EXPRESSAR MINHA OPINIÃO E OUSAR PERGUNTAR:
    QUE DIFERENÇA TEM O PT DO PMDB E DO PSDB?
    QUAL A ORIGEM DA FORTUNA DO FILHO DO EX-PRESIDENTE DO PT?
    HÁ TANTAS COISA SUJAS EM BAIXO DOS TAPETES DOS PARTIDOS POLÍTICOS, QUE TERÍAMOS QUE EVOCAR O SR. "ROBERTO JEFFERSON", PARA DESAFIAR O EX-PRESIDENTE DO PT E DENUNCIAR AS ROUBALHEIRAS EXISTENTES NO BRASIL...
    QUE TAL SE PUBLICAR E/OU DISTRIBUIR GRÁTIS O LIVRO EDUCATIVO - "O CHEFE".
    ESCLARECIMENTOS: 1. NÃO SOU PAGO PARA DEFENDER "A" OU "B", PORÉM ME ENOJA O "ROTO FALAR DO REMENDADO"; 2. SOMOS LIVRES E INDEPENDENTES DE EMPREGO POLÍTICO; 3. NÃO VOTAMOS EM PARTIDO, APENAS EM CANDIDATO; 4.ATÉ QUE ENFIM O PT LANÇOU UM CANDIDATO DIGNO PARA PERFEITO...
    OPINIÃO DE UM HOMEM LIVRE!
    Mário Pinheiro e Silva - e-mail: mariopesilva.23.50@gmail.com -(91) 8804-6112
    Assessoria & Consultoria: Previdenciária; Jurídica; e, Administrativa.
    Av. Almirante Barroso, 71, Ed. Narciso Braga, Shopping São Braz, 2º piso, Sala-44, bairro São Braz - 66093-020 BELÉM/PARÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOMEM LIVRE;
      Faz tempo que não vejo alguém descortinar esta opera política que se repete neste País de clãs que se alternam à custa do gado marcado. O dito por você fez-me lembrar como definia a política meu velho alfabetizado pai, ”filho não se iluda, partido só existem dois, o dos que estão comendo, e, o dos que querem comer”. O tempo em seus diferentes estágios, e, com os diferentes atores; a despeito das esperanças que, pela postura do discurso, neles colocamos; leva-me quase sempre a ir ao encontro da tosca definição de meu pai.
      A conduta ignóbil que rotineiramente quase todos adotam contrariando a postura inicial ou midiática faz com que nossa expectativa seja uma equação de mesmo resultado, que será obtida em algum espaço de tempo, de acordo com a capacidade camaleônica de cada um, ou do poder especifico de cada partido. Conduzido a assim esperar pela certeza dos exemplos presenciados esvaneço, quando o ser humano externa idéias de forte impacto, e, de certezas plenas sobre os desmandos que se deslocam nos poderes ao longo do espaço territorial da nação, e,quando este mesmo combativo homem se propõe a adentrar neste campo poluído dividido exatamente em dois partidos.
      Estamos numa ditadura de letras adocicada com inúmeras bolsas. Esta ditadura não cedera espaço para as idéias divergentes ou para as boas intenções,todos os antagonistas a este sistema serão esmagados ou cooptados.Para mudar este sistema ditatorial de letras,e,de corrupção institucionalizada,somente a ditadura das armas.

      Excluir
  2. CERTAMENTE NOSSA PUBLICAÇÃO NÃO SERÁ EXPOSTA, POIS A VERDADE NÃO PODE SER DITA NO BRASIL...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Você sabe como, hoje, os detentores do poder agem para calar quem se expressa livremente? Como disse o jornalista Lúcio Flávio Pinto em um artigo, somente em casos extremos eles mandam matar. Em geral, usam os mecanismos “democráticos” para desestabilizar os seus adversários. Em outras palavras, utilizam PROCESSOS JUDICIAIS como instrumento de intimidação. Sabendo disso tenho que me acautelar ao liberar um comentário, mas fique à vontade para encaminhar comentários que, após a análise necessária, serão devidamente liberados.

      Um abraço!

      Excluir