domingo, 22 de abril de 2012

Condenação pelo grito (Walmari Prata Carvalho)


A coluna Policia & Justiça do Jornal Amazônia em seu tópico Reflexão diz, ”ninguém defende o Major Oliveira e o Coronel Pantoja”. Preciso discordar do responsável pela coluna. Apresentei-me juntamente com o Cel. RR Serra como testemunhas técnicas voluntarias a depor em defesa dos acusados. Mesmo na ocasião não tão simpático ao coronel julguei o mesmo merecedor de minha defesa. Posteriormente fiz circular nos meios da imprensa um texto intitulado “Monologo de Eldorado dos Carajás”; nele mostrava o norte por mim entendido como de sustentação de defesa dos acusados, fato apresentado em dialogo ao advogado dos mesmos, o qual infelizmente não foi tomado como diretriz da defesa.
Minha defesa primeira foi, e, continua sendo contra o ato de maior injustiça praticado por uma estrutura jurídica contra dois servidores públicos cumpridores de ordens.

Imaginem-se dando ordem unida a um pelotão, em determinado momento lhes é determinado “Direita volver”, e, um desatento ou desobediente soldado deste pelotão, pelo livre arbítrio resolve contrariar a ordem e virar à esquerda, nesta ocasião é atropelado e morre de quem será a culpa? Ou ainda, se metade deste pelotão, também pelo livre arbítrio resolvem seguir em frente, e, pisoteiam uma criança causando-lhe a morte, de quem será a culpa?

Respeitando-se as proporções existe uma simetria entre os exemplos, e, o ato de Eldorado. Os oficiais conduziram sim toda a tropa para o palco de operações, entretanto, as imagens são claras percebendo-se o descontrole de comando. O Cel. Pantoja perdeu o comando da tropa, o efetivo passou a agir como células isoladas deixaram de ser tropa, o livre arbítrio passou a gerenciar as ações individuais de cada membro do todo.

O erro do Pantoja foi aceitar cumprir a ordem do CMT GERAL a época sem a tropa especializada (choque), e, em horário não apropriado. Como conseqüência de tais inobservâncias técnicas, que deveriam ter sido observadas primeiramente por seu comandante geral, e, depois pelo próprio culminou em perder o controle de seu efetivo, deixou de ser tropa,e,deixou de ter comandante.

A justiça deveria identificar os autores dos disparos, e, cada um responder pelos atos. Por outro lado sabemos perfeitamente que os oficiais foram protagonistas sim, de um cenário comumente usado pelos chefes do MST em sua luta política, não que isto seja uma atenuante, mas é um painel que ate os dias de hoje é exercitado.

Quem condenou os oficiais não foram as letras das leis,mas,o acatamento ao clamor público,de um público que, hoje provavelmente já nem pensem como pensavam,tudo em decorrência de assemelhadas,e,repetidas condutas de um movimento não tão social.

Belém, 21 de abril de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO. CEL PM RR

11 comentários:

  1. Os oficiais da PM depois desse episódio se acorvadaram tanto para comandar seja tropa ou fração, que os que não estão à disposição de autoridade, só tiram expedientes nos quarteis e deixam o serviço de rua para os SGT e CB comandarem com medo de qualquer tipo de ocorrência, até mesmo briga de galo! Salvo alguns gatos pingados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÓS TEMOS DE DAR GRAÇAS A DEUS QUE EXISTEM PESSOAS COMO O CEL WALMARÍ E MAJ WOLGRAND QUE COLOCAM ESTAS QUESTÕES À BAILA PARA DISCUSSÕES.A NOSSA PM É DESLEAL, CORRUPTA, SUBSERVIENTE, APROVEITADORA, CONFUSA, DESPREPARADA, HOJE NADA SE APROVEITA DELA. HÁ OFICIAIS QUE VEM DE VERDADEIRAS HORDAS DE HERANÇAS GENÉTIVAS QUE ESTÃO SE PERPETUANDO E SE LOCUPLETANDO DE CARGOS. É SÓ ANALISAR E VER QUEM SÃO SEUS ANTECEDENTES. MUITO SIMPLES.

      Excluir
  2. Realmente este é o reflexo daquele episodio.Este reflexo esta levando juntamente com outras condicionantes,ao esfacelamento da hierarquia dos exemplos em operacionalidades,onde alguns oficiais se resguardam deixando as praças exercitarem seus livre arbitrios.Ainda há tempo de contornar esta situação,exponham-se,e,imponham-se nas ações.

    ResponderExcluir
  3. wolgrand..wolgrand..agora ja sei porque tu mudou p pior...CONVIVENCIA COM ESSE TAL DE WALMARI QUE NAO SABE PORRA NENHUMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      Sei que não é fácil, mas não julgue pessoas. Julgue ações. Quando alguém agir errado, fale mal da conduta dessa pessoa e elogie quando ela agir correto. Esqueça se esse alguém é o Wolgrand, Walmari, João, Carlos, etc. As pessoas coerentes discutem idéias, não pessoas.

      Converso eventualmente com o coronel Walmari, normalmente por telefone, além de ler os textos que ele escreve. Tenho aprendido muito com essa relação, não porque o Walmari é coronel PM ou sexagenário, mas porque suas idéias possuem validade dentro de determinados contextos.

      É uma pena que algumas pessoas não consigam se libertar de si próprias para compreender o mundo com certa objetividade.

      Um abraço!

      Excluir
    2. AO ANÔNIMO DE Apr.2012 12:18 PM.
      Com toda a sinceridade possivel,meu desejo é que você para afirmar o que afirmas deves ser portador de todo o conhecimento de minha vida na caserna,e,que se permita dizer porque de alguma coisa realmente conhece.Gostaria de sabê-lo executor de um decimo das operações que comandei.Ser possuidor DA METADE das medalhas e elogios apenas os OPERACIONAIS que recebi.Tenha exercitado seu oficio na metade dos Municipios em que exerci.Tenha recebido a metade dos diplomas honorificos que a sociedade civil me conferiu.Tenha instalado a metade das unidades operacionais que instalei.Tenha combatido na Guerrilha do Araguaia.Tenha entrado em Matas decorrentes de operações de reintegração de posse pelo menos um decimo do que entrei.Tenha retirado das matas nas costas a metade dos soldados que retirei.
      COMO TENHO A CERTEZA QUE NADA DISTO TENS OU FIZESTE, me permito desconsiderar teu rancor desprovido do racional e do aceitavel como sólido ou lógico.PROMETO A TI E A TODOS deste blog dar atenção as tuas palavras quando tiveres pelo menos a coragem de te identificar ao dizeres,asim como sempre faço,inclusive agora contigo.Isto será o começo de tua transformação em homem responsável por teus atos,quem sabe depois desta condição consigas executar,e,efetuar teu metier profissional,e,assim consigas afirmar como afirmo aquilo que fizeste ou criaste em beneficio da instituição,e,da sociedade que te paga para seres presente,e,visivel como quando vais ao banco receber teu sálario;jamais desejaram um anônimo inconsequente no dizer,imagine-se no fazer.RECOLHE-TE A TUA INSIGNIFICÂNCIA ANÔNIMO RANCOROSO.
      HÁ!COMO SERIA BOM TERES CONHECIMENTO DA PORRA NENHUMA QUE NÃO SEI.SERIAS MUITO MAIS PRODUTIVO E PRESENTE.

      Excluir
  4. Na minha opinião o STF é o órgão público de maior prestigio no Brasil, demorou mas enfim a justiça foi feita, sabia decisão dos magistrados que concordaram com a decisão dos jurados de que os comandantes foram totalmente responsáveis pelo conflito em el dorado, pois apesar dos mesmos terem apenas executado uma ordem do governador do estado; todos nós sabemos que ordem ilegal não se cumpre e mandar todo um regimento sem o mínimo de preparo técnico e sem equipamentos para fazer uma reintegração de posse acabaria em tragédia.
    Com relação a culpabilidade dos praças, é só você se por no lugar deles, se você está sendo cercado por pessoas com paus, pedras e foices querendo te matar; naturalmente você irá tentar se defender e não me venham com esse papo furado de atirar na perna que com o calor do momento e falta de precisão do armamento e falta de preparo da tropa, isso praticamente se tornaria impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vc só entende de MERDA.Vc estava lá no dia do confrito?EU estava.Vc encarar um bando de gente analfabeto que foi de encontro a uma tropa armada que na hora do conflito foram incentivado pelos lideres a à vançar contra agente,atirando folce,pedra,facão.Nessa hora não existe preparo,o que existe e perna pra correr.Como ficamos acuados o jeito foi atirar para nos defender.QUALQUER SER HUMANO NAQUELA HORA FAZIA O MESMO.SÓ OS CORVADE É QUE SOLTA A ARMA E CORRE, COMO MUITOS QUE TEMOS NA PM.E os colegas que foram feridos,como um sgt que perdeu o olho esquerdo ao receber uma pedrada.Ninguém fala.Quém devia ficar preso era os lideres do movimento que aticaram os iguinorantes a nos atacar.

      Excluir
  5. Sem perceber,você vai ao encontro de tudo o que por mim foi dito.Equivoca-se na analise contextual dos fatos em seus diferentes estágios,consequencias,e,responsabilidades compartimentadas dos autores.(CMT GERAL;CMTs das tropas;grupo do MST,a tropa e o membro da tropa individualizado).Somente com esta caracterização de atos individuais,quando assim fosse,ou quando assim não estivesse poderiam definir com exatidão responsabilidades,ou adicionar outros da cadeia de mando, que isentos ficaram,ou caracterizar como autoria incerta.

    ResponderExcluir
  6. Walmari
    o STF, instância maxima do poder judiciário brasileiro não achou a mesma coisa que você.

    ResponderExcluir
  7. O STF julgou e devemos aceitar a decisão suprema,entretanto,nada me obriga a concordar.Algumas das decisões do STF como Ficha Limpa,a recente do aborto de bebês,a mais recente sobre o sistema de cotas nas universidades são obrigatoriamentes aceitas pela sociedade,porem muitos não concordam.Por outro lado todo o percurso deste processo nas varias instancias da justiça carregou sempre o conteudo do bojo do processo colhido pelo encarregado do IPM.Nesta coleta de provas muita coisa deixou-se ao largo,por descuido ou por incompetencia ou por interesse.Parte do que falo poderas ler no outro texto sobre o mesmo assunto postado por mim neste mesmo blog.O STF como as demais instancias na condição de justiça cega,julgaram o que no bojo lhe foi contado.Sei que agora a Inez é morta,mas,muita coisa poderia ser colocado neste bojo de processo que culminaria com decisão diferenciada ou mais abrangente.Acato por estar em um País democratico de tres poderes,mas,por esta mesma condição me permito discordar.Leia o outro texto que sua visão em inumeras outras possibilidades ira clarear.

    ResponderExcluir