sábado, 26 de maio de 2012

A alma nua da Xuxa, uma dádiva social (Walmari Prata Carvalho)

O Brasil inteiro ficou ligado no depoimento da Xuxa no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no último domingo.
Na minha opinião a "rainha dos baixinhos" foi sincera e conseguiu sensibilizar os telespectadores. Hoje, percebo, estupefato, que alguns criticaram o desabafo da apresentadora, considerando-o sensacionalista ou fora do tempo. Tem ainda aqueles que acharam que a apresentadora apenas objetivou buscar visibilidade para a sua decadente carreira.

Mesmo considerando essas opiniões incoerentes, reprovando-as na essência, obrigo-me, por viver em sociedade, a conviver com o contraditório, porém não consigo deixar de apresentar meu ponto de vista sobre o tema.

Sensacionalista jamais a Xuxa demonstrou ser, logo não seria agora que para isto se proporia. Anacrônico é julgar o subjetivo de cada indivíduo. Cada um tem o seu tempo. O corpo humano serve de hospedeiro para inúmeras doenças que se manifestam em cada um de nós, de acordo com nossa condição imunológica. Alguns nascem, crescem e morrem sem que tais doenças, mesmo hospedadas em seus corpos, se manifestem. Imaginem a doença da alma. Será que existe um tempo predeterminado para sua manifestação? Logicamente que não; é uma doença muito mais complexa e de inúmeras variáveis.

Muitos que a recriminaram aceitam o nu corporal de outras pessoas naturalmente, em razão da beleza do corpo exposto, às vezes siliconados e retocados. Agora reprovaram quando Xuxa desnudou sua alma. Malharam antes mesmo de perceberem o alcance social do seu ato. A apresentadora poderia abster-se da corajosa manifestação publica, pois, condição possui de procurar em qualquer parte do mundo especialista para sua alma vilipendiada na infância, mas seu drama eclodiu naturalmente. Devemos, como partícipes de uma sociedade cheia de casos assemelhados ao dela, agradecer-lhe, pois, sua inopinada - e não planejada - atitude, além de curar sua alma certamente trará benefícios a sua obra de apoio às crianças abusadas e excluídas, bem como aos inúmeros casos semelhantes espalhados neste Brasil. Seu corajoso exemplo servirá para o encorajamento de outras mulheres a também externar o que sofrem.

Quando olhava para a Xuxa achava lindo seu corpo, sua estampa. Agora que desnudou sua alma, muito mais linda se fez aos meus olhos.

Belém, 22 de maio de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO

Um comentário:

  1. Como eu sou uma dessas Xuxas da vida, que guardo o que sofri na minha infancia, só para mim, lhe digo e imoral critica-la sem ter passado pelo que ele passou, somente nós sabemos o quanto é duro viver com uma amarga lembrança na memoria e ainda se sentir culpada, por isso nunca falei do meu problema nem com o meus país, só sinto que neste país tudo seja a mais completa zona, digo isto porque recentemente tive um caso de abuso de uma sobrinha minha que tem cinco anos, procuramos um tal de Pro paz, que é mais uma maracutaia que não resolve nada, denunciamos o caso e MANDARAM QUE FOSSEMOS PARA CASA e que seriamos chamas para levar a criança para exame de corpo de delito, passaram se um ano e até hoje não chegou este chamado ai eu pergunto no Brasil podemos acreditar em aguma coisa??????????

    ResponderExcluir