quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A anarquia que divide e enfrquece em benefício de poucos (Walmari Prata Carvalho)


“SEM HISTÓRIA, SEM MEMÓRIA, A VIDA PERDE O SENTIDO”

 “ARDUA É A MISSÃO DE DESENVOLVER E DEFENDER A AMAZÔNIA. MUITO MAIS DIFÍCIL, PORÉM, FOI A DE NOSSOS ANTEPASSADOS EM CONQUISTÁ-LA E MANTÊ-LA”

A Polícia Militar do Estado do Pará, pode sim orgulhar-se de seu passado, porém o que dizer de seu presente e o que advirá no futuro. Preocupa-nos ver a instituição de Fontoura perder paulatinamente sua identidade e sua historia.

Muda-se Comandante Geral como se muda de roupa. No período de janeiro de 2007 á janeiro de 2012 já passaram no cargo cinco coronéis, praticamente um a cada ano.

Como podemos agregar valores tais como Sentimento do Dever, Espírito de Corpo, Amor e Entusiasmo pela Profissão, Hierarquia e Disciplina. Falta UNIDADE. Nesta última década a Polícia do JÁ TEVE e perdeu:

I- Academia de Polícia Militar, Órgão de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais que hoje são formados em conjunto com investigadores de polícia. Vê-se que esta perda trás a reboque; não apenas pela conjuntural estrutura(militar e civil); o enfraquecimento da hierarquia e disciplina que são as duas pilastras fundamentais da
Instituição Polícia Militar.

II- Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças que pasmem hoje funciona dentro do Comando Geral da Polícia Militar,local inadequado.

III- 2º Batalhão de Polícia, Unidade secular que funcionava na Av. Assis de Vasconcelos e hoje esta sediada em uma residência alugada.

IV- 1º Batalhão de Policia Militar, sediado na Rua Decouville e que hoje funciona em uma residência alugada.

V- Antigo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, que poderia abrigar pelo menos três unidades de Polícia Militar e hoje abriga em parte dele menores infratores.

VI- Hospital da Polícia Militar localizado na Batista Campos, que no auge de sua existência tinha capacidade inclusive para procedimentos cirúrgicos de média complexidade.

VII-Perdemos o local onde se iniciava a construção da unidade militar de Santa Isabel, hoje funciona uma unidade do Corpo de Bombeiros.

VIII- Está prestes a perder o Hospital da Dom Romualdo que encontra-se desativado.

Destarte a tropa desconte mensalmente para o fundo de saúde, é obrigado a descontar para o PAS para que sua família possa ter Assistência Médica.
- Vale observar que o policial militar deveria receber a gratificação de Localidade Especial por servir em região insalubre com percentual estipulada para cada região de acordo com a lei e a Gratificação para os que servem no interior do estado.

- O governo do estado não paga as duas gratificações sob a alegação que as duas representam a mesma coisa.
O policial não pode receber duas gratificações que alegam ter a mesma finalidade e que não tem, conforme decisão já transitada em julgado até no Supremo Tribunal, mas pode descontar para o Fundo de Saúde e para o PAS, para ter direito a saúde de seus familiares. Contribuir para o FUNSAU e para o PAS sim são títulos de mesma finalidade. É Constitucional?

Acabaram com a Lei de Remuneração e o Escalonamento Vertical previsto não se cumpre. A greve recentemente deflagrada pela “Polícia Militar” demonstrou claramente o estado deplorável em que se encontra. A atitude deflagrada não pela Policia Militar por isso apeamos anteriormente o termo, mais se comparou a um bando que reivindicava, cada um, brasa para sua sardinha. A prova disso é a tabela de aumento divulgada.

Um índice de aumento para cada posto.

Isso é uma vergonha.
Perdemos a unidade, o espírito de corpo, a hierarquia e principalmente a disciplina. A Lei de Remuneração da PMPA é clara em seu Art. 128 quando estabelece:

“ O VALOR DO SOLDO DO POSTO DE CORONEL, PARA APLICAÇÃO DA TABELA DE ESCALONAMENTO VERTICAL DA POLICIA MILITAR DO ESTADO, DE QUE TRATA O ARTIGO 116 DESTA LEI, TABELA ESTA APROVADA PELA LEI Nº 4.741, DE 14 DE SETEMBRO DE 1977, SERVIRÁ DE INDICATIVO BÁSICO E MÁXIMO PARA O ESTABELECIMENTO DA ESCALA VERTICAL DO SOLDO DAS DEMAIS CATEGORIAS. ”

O resultado desta greve retrata que a instituição esta a deriva e esfacelada. Como pode a instituição Polícia Militar exigir do cidadão o cumprimento das Leis se ela não as cumpre. Hoje não se cumpre:

-Lei de Remuneração
-Lei de promoção
-Estatuto
- Lei de Organização Básica.

Em fim, não se cumpre nada.

Nós Policiais Militares deixamos de pertencer a uma CATEGORIA DE FUNCINÁRIO PÚBLICO conforme prevê a Lei 5.251, de 31 de julho de 1985 em seu artigo 3º que diz:

“ OS INTEGRANTES DA POLÍCIA MILITAR, EM RAZÃO DA DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL DA CORPORAÇÃO E EM DECORRÊNCIA DAS LEIS VINGENTES, CONSTITUEM UMA CATEGORIA ESPECIAL DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS, SENDO DENOMINADOS POLICIAIS MILITARES”.

É pertinente que se deixe bem claro que o aumento de salário concedido pelo Governo do Estado não foi dado à categoria e sim discriminadamente a cada posto ou graduação em percentuais diferentes conforme se depreende nas tabelas já apresentadas ao público.

Nossas leis definem a instituição como de uma categoria ÚNICA e UNA. Aqueles que assim não pensam desejam a anarquia, e, o enfraquecimento do todo, para conduzi-la como um bando, não como uma tropa baseada na disciplina e hierarquia.

Belém 31 de janeiro de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO-CEL PM RR

walmariprata@hotmail.com

5 comentários:

  1. Luiz Mário de Melo e Silva2 de fevereiro de 2012 às 08:02

    Alguém já ouviu algo como "Anarcocomunismo"? (L. Mário)Pois bem, reflitam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você apontou olugar certo,por sinal este caminho ideologico já se percebe em varios ramos sociais difundidos por estruturas públicas,principalmente na educação e saúde..Tenho medo de nosso futuro,por isso estou sempre dizendo,infelizmente alguns imediatistas não percebem.Parabens pela visão.Precisamos desta acuidade no restante da sociedade.Vamos continuar dizendo.WALMARI

      Excluir
    2. Luiz Mário de Melo e Silva4 de fevereiro de 2012 às 11:51

      Continuando: se houver uma elite na natureza, qual seria? A VIDA, pois ela é o mesmo para o mais complexo como para o mais simples dos seres. Logo,...O povo, a MAIORIA. A Natureza é ANARCOCOMUNISTA porque não se submete a ninguém mas é comum a todos, é condensada no ser humano, ou objetivada nele. Pensem nisso!

      Excluir
  2. O nosso CÓDIGO DE ÉTICA,e a Const.Estadual,só serve para punir e excluir.Nos benefeciar.NEM PENSAR!!
    Como ficou a reunião marcada na terça-feira.Alquém me responde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo;qualquer instrumento legalista não busca levar beneficio a ninguem.Serve apenas para disciplinar direitos e deveres sociais,ou institucionais.Ninguem pode usa-lo para beneficiar ou prejudicar outrem.Caso ocorra desvios de quem aplica o codigo ou similar,o mesmo diploma legal dara aquele que se sentir prejudicado a condição do recurso com as agravantes ao que o utilizou de maneira equivocada,entretanto,todos devemos motivar as instancias.Quem silencia concorda..WALMARI

      Excluir