domingo, 29 de janeiro de 2012

Carta do coronel Walmari Prata Carvalho ao blog



Ao longo dos tempos vários foram os escolhidos para representar nossa classe, todos ou quase todos se perderam neste percurso, alguns cooptados, outros desmotivados por inúmeros fatores, entre eles, a falta de homogeneidade de intenções do todo.
Estes escolhidos, quase sempre surgiam do meio político ou a ele serviam, e, ao final todos chegaram à mesma conclusão de que, eles na realidade não defendiam a bandeira miliciana, mas, a de senhores, ou do governo, ou mesmo sua melhoria pessoal.

Precisamos de alguém culturalmente preparado, e, que já tenha demonstrado atitude em defesa dos direitos dele mesmo, pois, quem abdica de seus direitos, e, se submete aos poderes mesmo em beneficio próprio, jamais poderá se posicionar em defesa de terceiros ou de uma classe.

Quando observamos nossas leis podemos perceber nitidamente os direitos e deveres de todo Policial, aquele que se cala ou se deixa conduzir em situação esdrúxula e contraditória ao seu amparo legal, não deve conhecer a estrutura legalista de sua instituição, e, por esta razão ou por fraqueza abre mão de seu direito, ou se permite dizer na condição de anônimo. Como exemplo basta olhar no passado, inúmeros oficiais que mesmo com direito a promoções ao serem politicamente preteridos deixaram por comodidade de instalação ou de DAS, ou mesmo simplesmente por medo extremado de recorrer pelo seu direito. Quantos na classe toda (oficiais e praças) assim se comportam. Se não defendem seu direito defenderão o de quem, acho que nem mesmo o da sociedade, o que dirá da classe miliciana.

Por esta razão e dentro desta ótica, e, depois de analise superficial sugiro que analisem com mais profundidade o universo ativo na busca de um perfil que se adéqüe como representante. Antecipando esta analise indico como possuidores de todas estas condições, pois, inclusive ao longo dos tempos já enfrentam as pressões legais e outras nem tanto em defesa de seus direitos e do que julgam correto, e, de maneira explicita sem medo da chuva apresentam-se com este perfil, por este motivo sugiro seus nomes para representar nossa classe nas mais diversas demandas inclusive as financeiras, que são o Major WOLGRAND, e,o CEL WATRIN,individualmente ou no conjunto,ou que encontrem outro com um perfil aproximado aos já extenuadamente exercitados pelos mesmos em inúmeras demandas contra a retirada de seus direitos, pelos mais diversificados governos que se sucedem.

Belém 27 de janeiro de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO-CEL PM RR

19 comentários:

  1. o major eu ja conheço ou pelo menos ja ouvi falar, mais esse cel. não sei nem quem é, o seu nome só me faz lembrar um antigo cel. que os antigões chamam de vatrinta, seria ele?; quem souber por favor me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkEssa foi a melhor piada de 2012. Tem mais?
      Vou morrer de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Há muito tempo, penso nessa hipótese também, de sermos representados por alguém que veste a camisa, pois as nossas associações são bastante comprometidas, com o governo e com seus interesses pessoais, e os interesses da categoria ficam a ver navios, o exemplo mais recente que temos, foi a decisão tomada pelas associações de praças de PM e BM ao aceitar a proposta do governo de um reajuste de 4% para o soldado, pois os 14% é um reajuste Constitucional que tem de acompanhar o salário mínimo, se não fosse isso ele não dava. Tendo em vista que as ditas propostas alcançadas na mesa de reunião entre governo e praças, até agora só foi cumprida o reajuste da GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA DE 50% PARA 70%, os demais como criação de comissão permanente de negociação de policiais e bombeiros militares,através de Decreto-lei, que ia sair no dia 20.01.2012 em Diário Oficial do Estado, nada, os 4% dos SOLDADOS TAMBÉM NADA.
    Não quero fazer comparações, mas, é válido salientar que, quando se diz a palavra "POLICIAL OU POLÍCIA" o que vem na memória fotográfica das pessoas ? vou arriscar em responder tendo por base 100 pessoas que fiz uma pesquisa e foram unanimes em respoder "a figura de uma pessoa de farda" que é o PM que está nas ruas. No entanto ganhamos 70% de risco de vida, enquanto DPC's e IPC's ganharam 100% na mesma gratificação. Será que nossas vidas tem menos valor nas ruas em relação aos policiais civis que trabalham em diligências e nas delagacias ?
    Então precisamos urgente de representação que se faça valer e que consquiste o respeito da tropa e não que viva ludibriando a mesma.
    SGT HÉLIO TODOS NÓS SABEMOS QUE O SENHOR QUE VIR PRA VEREADOR DA CIDADE DE BELÉM, SERÁ QUE FOI EM TROCA DE POSTERIORES FAVORES POLÍTICOS QUE O SENHOR SE VENDEU AO GOVERNO ? OU FOI DINHEIRO ? POR QUE EU ACREDITO QUE INOCÊNCIA É QUE NÃO FOI.

    Robson Barbosa
    BACHAREL EM DIREITO- UNAMA;
    PÓS-GRADUANDO-DIR. PENAL E PROCESSO PENAL-FIBRA

    ResponderExcluir
  3. VC JÁ OUVIU FALAR NO DITADOR HITLER?.O CEL VATRIN É IDÊNTICO,SÓ DAVA DE TRINTA DIAS DE PRISÃO.

    ResponderExcluir
  4. Wolgrand, pelo amor de Deus, não publica mais as caduquices do "Malvari". Ele é um louco. Nunca nenhum PM gostou dele, nem tampouco do "vatrinta". Voce sabe disso! Lembra quando servimos no 1º BPM? No final dos anos oitenta, se bem me lembro, o "Malvari" era subcomandante do "Vatrinta". Esse amor platônico dos dois é nostalgia. Manda o Walmari ir criar as galinhas dele. Sai do nosso pé chulé!!!! Sou força amiga sua Wolgrand. Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, o WalMALri era o terceiro Reich em pessoa e bigode, agora quer dar uma de bacana.

    ResponderExcluir
  6. Bem major, também não conheço esse Coronel Watrin, então, se é pra ganhar o jogo, não devemos contar com pessoas que já sacanearam a tropa em outros momentos e agora vem como "lobos fantasiados de ovelha" que não vai colar.

    digo-lhe que tenho até uma admiração pelas suas lutas em prol dos direitos coletivos dentro da nossa briosa, todavia, um ditado é muito certo, de que: "quem se mete com porcos farelo come", então se queres apoio da massa miliciana, saia fora desses caras que estão tentando se aproveitar da situação e seria bom que ele visse essa postagem pra entender que o policial do passado que pegava 30 dias pelo bel prazer de certos comandantes, hoje já está calejado disso, e digo mais, está mais bem orientado por novas mentalidades que estão dentro dos quartéis.
    Logo, pense bem antes de se juntar com pessoas que não tem o apoio da maioria dos polciais.

    um abraço a todos

    agradecidamente

    Robson Barbosa
    BACHAREL EM DIREITO- UNAMA;
    PÓS-GRADUANDO-DIR. PENAL E PROCESSO PENAL-FIBRA

    ResponderExcluir
  7. Caro Robson,

    Qualquer pessoa que solicitar publicação de suas ideias neste blog será atendida, desde que a mensagem possua algum sentido e não traga conseqüências administrativas ou judiciais para este editor. Este é um espaço democrático.

    É lamentável que apenas o coronel Walmari (considerado por muitos como “jurássico”) não tema em se expor, apresentando o seu ponto de vista sobre vários temas de interesse da sociedade. Muitos artigos do coronel foram publicados no jornal “Diário do Pará” e em outros blogs.

    Quero lhe dizer que não tenho grupo, facção ou confraria (nem frequento igreja), pois não me alio a instituições ou pessoas, mas a idéias. Muita gente considerada honesta e boa já praticou inúmeras barbaridades. Não podemos cristalizar o nosso entendimento sobre as pessoas por ações praticadas em situações bem específicas. Dialogar, mesmo com os “adversários”, é uma arte que poucos dominam.

    Por fim, como filósofo, não busco a sua adesão, do coronel Walmari ou de quem quer que seja. Defendo o que acho correto. Muitos que eram considerados amigos hoje me tem como desafeto, justamente porque valorizo a ação, jamais quem a pratica. Em outras palavras, mesmo já tendo concorrido a cargos eletivos, sempre agi pautado nos espinhosos limites da razão.

    Um grande abraço do Walber Wolgrand.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros Robson e wolgrand, tenho prufunda admiração pelas mentes humanas que são usadas como forma de criar, questionar, discutir e encontar soluções. Vendo este espaço sendo usado de forma inteligente, todos só temos a ganhar. Tenho acompanhado a luta do autor deste Blog, e é do conhecimento de todos que o mesmo não tem dado tregua aos desmandos dos que se consideram os "DONOS DO PODER", que acreditam que tudo podem e nada lhes acontecem, temos um exemplo recente, que felizmente o Jatene corrigiu, quem sabe um pouco tarde!. Por causa do wolgrand falar tão somente a verdade, este vem sendo perseguido. Verdade esta que interessa a todos que se encontram em desvatagens e incomoda os Tiranos ou Imperadores. Volto a dizer tenho prunfunda admiração pela inteligência e coragem do wolgrand, que tem dado a cara a tapa, sem medo das represálias e não é de hoje. Será que o mesmo ainda não merece o nosso voto de confiança?. Será que este tem que provar alguma coisa?. Quanto o Malvalmari ou o Vatrinta, são cartas fora do baralho, não tem nenhuma chance. Em você Wol a grande maioria da tropa ainda acredita, talves você seja o último Moicano, afinal você também é uma vítima do sistema. Mas se um dia essa tropa te apoiar, não esqueça quem te levou ao poder e não vire as costas como outros fizeram. Uma coisa é certa, nós só seremos respeitados quando tivermos organizados!. Temos que votar naquele que verdadeiramente veste a nossa farda e compra a nossa briga. Lembre-se: O homem é o lobo do próprio homem! "HOBBES". Eu, apenas um estudante de Direito que não suporta injustiça. Obrigado pelo espaço!!!

      Excluir
  8. Que Deus nos proteja de tanta insanidade, do coronel escritor acho que ele pensa que a tropa sofre de aminésia, sim pois será que alguém não se lembra da dupla dinâmica do 1º BPM, CORONEL WATRINTA e o Coronel escritor onde um matava e o outro esfolava?
    Acho interessante um bando de "canditatos" que acham que vão ser o "salvador da patria" para a PM quando na verdade eles não tem expressão politica nenhuma, pois na verdade todo mundo sabe que a Pm depois do episódio do "traidor da tropa" o CAP IVANILDO jamais elegerá ninguém, pois não há unanimidade em cima de um só canditado.
    Os SGT HÉLIO da vida que inclusive pertence a imundisse deste partido chamado PT, jamais representará a tropa da PM, inclusive eu gostaria de saber porque que a AMADA EX GOVERNADORA, só reintegrou ele o CB ELEITORAL dela e os outros porque não foram, reintegrados, não trabalharam como o sgt Hélio na campanha dela?
    Quanto ao senhor e pena que a tropa da PM não lhe conheça como eu lhe conheço há decadas de anos, para poderem lhe dar uma oportunidade na vida, sim pois lhe conhecendo como eu lhe conheço, posso afirmar que um homem que já tinha uma carreira toda pela frente e preferiu brigar com as esruturas da PM, se colocando na situação que o senhor se encontra hoje em dia, e porque é um idealista, pois eu pergunto desses oficiais com excessão do ALCOLUMBRE, e do TRAIDOR DA TROPA(que se deu bem na vida) quem até hoje desafiou os donos do poder?
    Só resta um dia esses nossos irmãos de farda fazerem uma analise detalhada do passado desses que se dizem representante da tropa para poderem ver quem realmente e o verdadeiro representante da tropa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODO ESSE MOVIMENTO
      COMEÇOU GRAÇAS AO SGT. HELIO, O UNICO QUETEVE E TEM CORAGEM. SE NAÕ FOSSE QUEM TERIA? TUDO O QUE STAM ESPALHANDO E UMA GRANDE MENTIRA.

      Excluir
  9. mj wolgrand,não concondo em tése com as palavras de tentativa de justificativa de sua parte,referente ao apoio desse cidadão(cel.).O que deu de entender,é que vc incondicionalmente aceita o poio dele,se esquecendo que acima de tudo,existe uma instituição coletiva, em prol de um único objetivo,portanto, não venha tapar o sol com a peneira,e tente entender que o passado desse cidadão, deixou sequéla numa geração do passado,que hoje depois de tanto tempo, querem ver o brilho da luz no fim do tunel, com a esperança de sentir o gosto de ganhar um pouco para poder viver dignarmente o resto de suas vidas.Vamos respeitar a história desses bravos policias do passado, que sentiram na pele a dor de ter vivido numa era de verdadeira fervura do RDPM,e aceitar a opinião da voz da esperiência,e que hoje estão nos apoiando na nossa luta

    ResponderExcluir
  10. Alquém,posta alguma coisa do resultado da reunião de ontem.Estava viajando e não pude ir.

    ResponderExcluir
  11. Bem, tentei ajudar Wolgrand, pois as inúmeras barbaridades (ações) do "Malvari" no passado, é que o fazem "intragável" hoje. Não consigo engolir esse "lôbo cruel", travestido de "chapelzinho vermelho", querendo passar por bom exemplo. Sabe porque ele escreve no seu blog? Porque se ele tivesse um, nem a família dele acessava. Em fim, amigo Wolgrand, ratifico que sou força amiga. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de pedir as pessoas que acessam este Blog, que juntos podemos manifestar nosso apoio ao Wolgrand, que vem sendo perseguido pelo Ex-Imperador do poder e outros. Tal solicitação prende-se ao fato destes quererem expulsar o Wolgrand da PM, pelo fato deste ter escrito e divulgado a verdade no seu Blog, com relação aos desmandos do Ex-Imperador.
      Vamos todos lançar manifestação de protesto. Abaixo a Ditadura e a sensura!. A verdade lhes incomoda!. Obrigado pelo espaço!!!

      Excluir
  12. Nossa!Esse blog parece novela mexicana,e claro o Wolgrand é o mocinho justo e romântico, ou a donzela sofrida que chora por não conseguir viver o seu amor proibido. E ele se diz filósofo, que defende o que acha correto. Não existe "correto", o que existe é somente interesses, sejam individuais ou coletivos. Ou será que o Wolgrand pensa que o que ele acha correto todos vão concodar? Será que o Wolgrand é honesto e bom? E se for, será que ele não pode cometer inúmeras barbaridades?
    O ser humano tem o péssimo costume de acreditar em conto de fadas e de ficar dividido entre o bem e o mal.
    Wolgrand para com esse negócio de "correto", pq o que é correto pra ti, não é pra ínumeras pessoas.
    Li num comentário do mês passado em que uma pessoa dizia que tu tinhas os ex-militares como massa de manobra. Eu também já escutei isso, e de ex-militares que faziam parte do grupo que tu e o Temístocles conduziam. Ou seja, vcs não conseguiram agradar a todos, não foram "corretos" em todas as ações.
    Tá faltando é tu aprender com as experiências que tu já tiveste. Para de ficar posando de "correto" pq um dia as tuas ações desagradam a maioria e aí tu vais ser crucificado.

    ResponderExcluir
  13. Para o anonimo das 02:32- feve /03, vc ainda não respondeu porque somente o CB ELEITORAL da AMADA GOVERNADORA, reintegrou na pm, será que ele e tão HONESTO assim, me poupe, assisti a cena patetica de perto do mesmo após a aleição da louca, o CABO HÉLIO Cai de paraqueda dentro da PM de novo, cheguei até questionar como pode? Cadê os outros, so cumpriram o ACORDÃO dele, explique-me. tanta LUTA DO CABO, e porque? ele tem costas quentes, quantas vezes vc já viu o SGT HÉLIO, TRABALHANDO na atividade fim da PM?

    ResponderExcluir
  14. Peço a Deus que me dê sabedoria, para que não pratique injustiças...! vou aproveittar este espaço e tentar alertar o Sr Cmt Geral com relação ao CHO, para mais uma vez não ser praticadas injustiça com os 1º Sgts e STs. O CHO tem sido motivo de discussão e muitas disilusões, daqueles que sonharam em ascender ao Oficialato. Sr Cmt vou aqui esclarecer os pontos merecedor de atenção nesta Lei, que vem prejudicando os bons policiais. Vamos ao primeiro ponto. Esta lei trata de CONCURSO PÚBLICO. Aí eu pergunto o CHO é aberto ao público externo? não, somente ao público interno, então, logo, não se trata de CONCURSO PÚBLICO e sim de SELEÇÃO INTERNA. O segundo ponto. A vida militar é baseado em dois pilares, Hierarquia e Disciplina, passamos a analizar. Os Sgts e STs são do mesmo circulo, porém de graus hierarquico diferentes (Praças e Praças Especiais), logo quando os dois são colocados a disputarem vagas para o CHO, Há claramente uma quebra de hierarquia. Terceiro ponto. Este merece toda a nossa atenção, vamos a ele. A lei Estadual 5162-A/84. O item desta Lei idade, 48, 46 e 44 anos, não foi recepcionado pela nova Carta Política, fere flontalmente os Principios da Razoabilidade e da Isonomia. É bom que se diga, que é necessário o critério idade, mas quando se tratar de admissão no serviço policial militar, porque este homen ou aquela mulher terá que cumprir 30 e 25 anos de efetivo serviço. Mas o CHO é tão somente um Curso de Aperfeiçoamento ou Capacitação, para a ascensão profissional, logo para ascender profissionalmente não deveria haver limite de idade, uma vez que este profissional está em pleno gozo da sua saúde fisíca e mental, desenvolvendo suas funções dentro da coorporação. Ora nenhum TC PM é impedido a ascender a Cel porque tem 45 anos. Como dois profissionais do mesmo grau hierarquico podem ser tratados de forma desiguais, só porque um tem 45 e o outro 44 anos?. Já o Estatuto estabelece que o 2º, 1º e Cap PM, só vão para a reserva aos 52, 54 e 56 anos, então como que aos 45 anos o Policial Militar está impedido de participar do CHO?. Não vamos aqui esquecer da inércia do Estado, vejamos, o último CHO teve um intervalo de seis anos e este atual de quatro anos, veja Sr Cmt quantos profissionais foram prejudicados neste dez anos sem CHO. Sr Cmt a comissão de eleboração das novas Leis, já sabem que esta Lei fere a Carta Magna, então Sr Cmt, está na hora de mudar esta página e escrever uma nova história no histórico da Polícia Militar do Pará. Seja o Sr esse vizionário da política administrativa da coorporação de Fontoura. Gostaria de fazer mensão ao Sr Cel Calandrine, quando Cmt, percebeu o grave injustiça que iria praticar, mandou retirar do edital o item idade e todos tiveram as mesmas oportunidades, fazendo valer os Principios de Razoabilidade e Isonomia. Isso é JUSTIÇA. Vale lembrar que quando o legislativo não legisla, cabe a missão ao judiciário. Não podemos esquecer Sr Cmt, que o Estado vem tendo sucessivas derrotas na justiça, já tendo várias jurisprudência sobre esta matéria. Cabe agora uma Ação de Modo Difuso, para que seja retirado da Lei acima referenciada o item idade e que todos possam ser tratados de forma igual. Sr Cmt, dê o primeiro passo para corrigir esta injustiça. Que Deus seja com o senhor. Eu, apenas um estudante de direito!!!

    ResponderExcluir