quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O estica-encolhe entre os militares estaduais e o Governo do Estado (extraído do blog "A perereca da vizinha")

Na noite de ontem, a PM decidiu em Assembléia Geral que esperaria por uma nova rodada de negociações com o Governo, marcada para as 9 da manhã de hoje, antes de decretar ou não a greve geral.

Pouco depois, porém, efetivos de pelo menos três batalhões – Icoaraci, Marituba e Ananindeua – paralisaram as suas atividades. E o estado inteiro amanheceu num mar de informações desencontradas, já que, aparentemente, a greve branca dos quartéis assume proporções bem maiores que as admitida pelo Governo, em nota da Segup (leia ao final).


Hoje, no começo da manhã, a Secom, a secretaria estadual de Comunicação, informava ao Diário Online (http://www.diarioonline.com.br/noticia-184153-militares-protestam-e-pedem-reuniao-com-o-governo.html ) que o Governo não havia agendado nenhuma reunião com a categoria.


E isso apesar de ter sido um telefonema do Governo que, segundo representantes da Associação de Cabos e Soldados, levou a PM a suspender a Assembléia Geral de ontem, para aguardar pela nova rodada de negociações, embora permanecendo em estado de greve (leia a matéria anterior da Perereca).


Como previsto, centenas de policiais se aglomeravam desde cedo na porta do CIG, o Centro Integrado de Governo, na avenida Nazaré.


Mas com a negativa do governo de que houvesse reunião agendada, os tenentes-coronéis Noura, da Casa Militar do Palácio dos Despachos, e Osmar, da Assembléia Legislativa, tentavam marcar para outro dia a nova rodada de negociações.

Os PMs, porém, protestaram e não arredaram pé do CIG – e o governo teria, inclusive, acionado o Pelotão de Choque, que, no entanto, se recusou a investir contra os próprios camaradas (eheheh).


Daí que circulem boatos na internet de que integrantes de dois pelotões do Batalhão de Choque estariam amargando prisão administrativa – fato que é desmentido pelo Comando da PM.


Todo esse estica-encolhe fez com que a nova reunião entre o governo e os representantes dos semigrevistas só começasse no finalzinho da manhã – e a negociação, a portas fechadas, ainda está a rolar, segundo os portais das ORM e do DOL.


Mas do governador Simão Jatene, que se esperava que estivesse presente na reunião de hoje, não há sinal: os integrantes da briosa acabaram recebidos apenas pelo secretário de Segurança Luiz Fernandes e pela secretária de Administração (Alice Viana), com os quais, aliás, já vinham negociando; e pela chefe da Casa Civil, Sofia Feio.


Como o inteligente leitor da Perereca já percebeu, o que há, desde ontem, é o acirramento da queda de braço entre o Governo e a PM do Pará.


E é nesse contexto que se inserem a guerra de informações, inclusive nos blogs e redes sociais, e a greve branca de alguns batalhões: tudo é amostra grátis do que pode vir pela frente, caso fracasse a nova rodada de negociações.


Simplesmente, de nada adiantará acionar o jornalismo chapa-branca, para “queimar a foto” dos possíveis grevistas perante a opinião pública, como aconteceu com os professores; nem ameaçar com isso ou aquilo: um simples dia de greve da PM num estado como o Pará, será, certamente, a antevisão do inferno.

3 comentários:

  1. MAJ WOLGRAND,QUERIA SABER SE ESSAS VANTAGENS DADO AO PESSOAL DA ATIVA,ATINGE NOS DA RESERVA?ESTOU CONFUSO.CB VELHO

    ResponderExcluir
  2. Major mais uma vez mostramos o quanto somos desogarnizados, e não temos representatividade, em cima daquele trio, estava cheio de "Salvadores da Pátria" e que já estão se vendo nos horários politicos, galgando uma vaga nas assembléias da vida, um querendo aparecer mais do que o outro.
    Sinto porque vejo que só pensam em suas vidas enquanto estão na ativa não lutaram por nada que os beneficiasse na inatividade.
    Ácho nteresante que alguns ainda estão achando pouco o que conseguimos, sim é pouco, porém devagar chegamos lá, não adiante radicalizarmos o que faria com que ganhassemos a antipatia da sociedade.
    Esta greve deveria ter sido feita no governo da maldita, sim pois esta foi a pior governadora que esta terra já teve inclusive, desgraçou o salario da PM desde o da ATIVA até a RESERVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em numero genero e grau.Espero que nosso governador não se espelha na administração do seu antecesor,se não..., no ano que vém vamos fazer uma greve sem liderança.Eles já sentiram o peso da responsabilidade de haver uma greve no setor que mexe com égo da sociedade.,

      Excluir