segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mega-sena: o “conto do paco” institucionalizado (Ou: “Como tirar dinheiro de um povo parvo”)


Foi veiculado no “Jornal Hoje”, da Rede Globo de Televisão, do dia 07 de janeiro deste ano (sábado), que, nos últimos 10 anos, morreram mais de 1.400 pessoas no Brasil atingidas por descargas elétricas (raios). Em média, mais de 116 pessoas morreram por ano. Porém, esse número de óbitos não faz as pessoas colocarem pára-raios em suas casas ou sobre suas cabeças quando trafegam em áreas descobertas.

Se compararmos o número médio desses acidentes naturais com a quantidade de ganhadores da MEGA-SENA no Brasil, constataremos, com facilidade, que neste país é mais fácil morrer vítima de uma descarga elétrica que ganhar o prêmio principal desse sedutor jogo de azar.

Em outras palavras, se usarmos apenas a lógica e a matemática podemos dizer, sem exagero, que a MEGA-SENA, e outros jogos de azar, são verdadeiros estelionatos. Em geral, a chance de alguém ser contemplado é de 01 para 50 milhões. É como encontrar uma agulha num palheiro ou uma gota d’água no oceano.

O mais inusitado é que, normalmente, apenas um ou dois vencedores ganham a “bolada” e os demais sonhadores ficam a ver navios. As autoridades públicas podiam, pelo menos, criar mecanismos para premiar centenas de apostadores simultaneamente e assim melhor distribuir as vultosas somas pecuniárias.

Mas, neste país, onde jogos de azar são proibidos por lei – pelo menos para os pobres contraventores – não faz diferença quem ou quantos serão os vencedores, desde que o prêmio seduza os bobos e sonhadores apostadores. Sonhar, sem qualquer correspondência com a realidade, é quase uma instituição no Brasil.

Por outro lado, o governo lucra milhões com esse verdadeiro CONTO DO PACO. Alimenta-se o sonho de milhões para encher os bolsos de coisas reais.

Enquanto isso, vez por outra, os órgãos de segurança pública dos Estados apreendem máquinas caça-níqueis ou prendem os administradores de “jogos do bicho”, para mostrar a sociedade que zelam pelo seu bem estar, protegendo-a desses nefastos e rufinos espertalhões.

Um país composto por uma população inepta intelectualmente para interpretar a realidade e identificar os mecanismos sutis de manipulação é um ambiente perfeito para proliferar toda sorte de malsinados demagogos, inclusive com a chancela do Poder Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário