domingo, 29 de janeiro de 2012

Guarda Municipal de Belém ganha mais que um cabo da PMPA com mais de 10 anos de serviço (Ou ”O primo pobre”)


Segundo o recente edital de concurso público divulgado pela prefeitura da capital paraense, um Guarda Municipal de Belém, no início de carreira, recebe a remuneração básica mensal de R$2.583,80 (dois mil, quinhentos e oitenta e três reais e oitenta centavos). Isso significa, em termos práticos, que um agente municipal possui vencimentos superiores aos de um CABO da Polícia Militar do Pará, com mais de 10 anos de efetivo serviço.
É oportuno lembrar que se agregam a remuneração inicial dos GMs o VALE- ALIMENTAÇÃO, VALE-TRANSPORTE e GRATIFICAÇÕES INERENTES ao cargo.

Não pretendo aqui analisar se a remuneração dos GMs é ou não adequada à função pública que exercem. Mas utilizar os vencimentos iniciais desses agentes públicos para, por meio de um raciocínio analógico, demonstrar como os policiais militares – principalmente dos níveis hierárquicos mais baixos – recebem um PÉSSIMO SALÁRIO.

Para melhor sustentar a tese de que os graduados PM são o “primo pobre” da segurança pública, basta comparar – além do salário - a carga horária que esses profissionais são obrigados a cumprir. Um policial militar, sob o manto estapafúrdio do militarismo opressor, não tem um limite estabelecido por lei para exercer a profissão. Se houver necessidade, segundo a cabeça dos seus superiores hierárquicos, ele trabalhará indefinidamente. Já os GMs possuem carga horária definida.

Poderíamos ainda comparar a NATUREZA DA ATIVIDADE, RISCO DE VIDA, INSALUBRIDADE, etc, para melhor aferirmos o quão é injusto o salário que hoje um milico “mata-cachorro” percebe, mesmo com o alardeado reajuste que o governo estadual, aos quatro ventos, divulgou.

Hoje, um soldado PM recebe como soldo um salário mínimo, porque abaixo disso a lei não permite. Mas... se permitisse...?

18 comentários:

  1. SOLDADO INDIGNADO.
    INFELIZMENTE ISSO É VERDADE. NA CONDIÇÃO DE SOLDADO DA PMPA, QUE COMBATI A CRIMINALIDADE EM CADA DIA DE SERVIÇO, CONSIDERANDO TODOS OS FLAGRANTES QUE JÁ PEGUEI NOS 5 ANOS DE SERVIÇO, COMO PRISÃO DE TRAFICANTES, ASSALTANTES, E TODO TIPO DE VAGABUNDO, SEM FALAR NAS OCORRENCIAS QUE A CADA DIA TEMOS QUE RESOLVER, ME SINDO ENVERGONHADO.

    ResponderExcluir
  2. SD PM. sou combatente, trabalho na RUA, DENTRO DE UMA VTR, COM colete e uma pistola, lido todos os dias com pessoas que ninquem gostaria de litar, ja troquei tiro com bandido, ja corri e corro o risco de morrer, isso todos os dias, ENQUANTO QUE O PM DO ADMINSTRATIVO QUE TRABALHO DENTRO DE UMA SALA COM AR CONDICIONADO,COM UM COMBUTADOR NA FRENTRE, E com apele branquinha pois nunca pegou um sol EM um dia de servço, muitos nem se quer sabem mecher nbuma ponto quarenta, trabalham de farda azuzinha, ingomadinha, RECEBEM O MESMO QUE EU. E QUANDO TEM VIAGEM É ELES, DE SESSÃO, QUE VÃO GANHAR DIÁRIAS. É DE INDIGNAR.

    ResponderExcluir
  3. Sou Oficial da PM e concordo plenamente com os companheiros que postaram suas indignações, quando há viagens, a MAIORIA que vai ganhar diária são os encostados das seções do Comando geral, e quando chegam ao local para montar serviço ficam reclamando do mesmo que está sugado, as vagas deveriam ser na totalidade dos Praças que lidam com a bandidagem no dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. concordo com o anonimo das 06:36, tambem sou pm de rua, o nosso trabalho é mais, ou melhor, muito mais importante para a sociedade. ainda tem os pms abridores de porta, ex: tribunal, "ALEBRA" OU ALEPA, EOUTROS ORGÃOS; esses pms não tem utilidade nenhuma para a segurança do cidadão e GANHAM BEM MAIS QUE O DE RUA. COMO O DIZ O BORIS "isso é uma vergonha".

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos. Professor Wolgrand, foi pertinente sua comparação entre a remuneração de um Guarda Municipal (GM) e um Policial Militar (PM). Aliás, essa questão salarial entre GM e PM em nosso estado, e, especialmente, em Belém, já ocasionou boas discussões em outras redes sociais, algumas pessoas, inclusive, são ignorantes o bastante por acharem um absurdo um GM ganhar um pouco mais que um PM, só porque o primeiro desempenha vigilância patrimonial armada (como se esta atividade fosse menor em importância para a segurança pública), enquanto que o segundo policiamento ostensivo, atividade esta de maior risco de morte e que, por isso, demanda melhor preparo técnico para o devido exercício profissional. Entretanto, professor, aproveito o ensejo para observar algumas ressalvas. No meu entendimento, o fato de hoje um GM ganhar um pouco mais que um PM é um questão política, ou seja, no momento o município paga um pouco melhor que o estado! É evidente que com a possível aprovação, no futuro, da PEC 300, essa realidade pode mudar. Ademais, não percebo motivos para outras comparações entre PM e GM, pois ambos não possuem a mesma missão constitucional e ambos não pertencem a mesma esfera de governo. Por fim, vale destacar que o senhor foi coerente quando não analisou o mérito de um GM estar ganhando o que consta no edital do concurso e nem suscitou debate quanto a qual atividade profissional deve ser mais ou menos valorizada. Desde já, desculpe se falei alguma incongruência. Carlos Henrique (Guarda Municipal de Belém e Licenciando em Letras/Unama).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a resposta desse guarda municial,só acho que deveria haver uma "LEI" espercifica e diferenciada, criando uma gratificação especial para quém trabalha botando sua vida em risco.Como o PM operacional, e o guarda operacional.Serveria até para estimula-lo a trbalhar com a auto-estima elevada. sgt da reserva

      Excluir
  6. Caro colega da GM, analizarei o presente caSO buscando amparo na nossa lex mater, a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FERDERATIVA DO BRASIL DE 1988. O ARTIGO 144 da CF/88 em seu paragrafo 1º trata da segurança pública, elenca os seguintes orgãos como responsaveis pela segurança publica, a saber: I- policia federal; II-policia rodoviária federal; III-policia feroviária federal; IV- policia civil; V- policia militar e corpo de bombeiro. Nessa mesma hierarquia deve ser e como realmente é a remuneração de cada um. Pois bem estes são os orgãos competentes para fazer a sua segurança. Pra nao dizer que o presente dispositivo nao dispoe acerca das GM, NO seu penultimo paragrafo, ou seja, o 8º, que os município poderão constituir GM destinados a proteção de seus bens, serviçõs e instalações...Pelo presente podemos tirar a importancia de cada orgão policial. Sem mais delongas, quando vc é assaltado concerteza vc não chama os seus amigos da GM, e sim a PM.
    AH! parabens pelo curso. SD PM academico de DIREITO/unama graças ao PROUNI, pois se assim não fosse não teria condições de pagar o curso. Quanto vc paga no seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNO ALEXANDRE ALVES -GOIANIA10 de fevereiro de 2012 13:46

      É MUITO ENGRAÇADO VER ESSES COMENTARIOS, DE QUEM GANHA MAIS,QUEM DEVERIA GANHAR MAIS,QUEM É MAIS IMPORTANTE E COM ISSO ACABAM ESQUECENDO QUE TODOS RECEBEM SALARIO DE FOME,ESQUECEM QUE VÇS MESMO É QUEM VOTARAM NESSE GOVERNO CORRUPTO QUE GOVERNA O PARA,UM ESTADO ATRASADO A COMPARAR COM OS DEMAIS.COLEGAS DA PM E DA GM O MERITO AQUI NÃO É CRIAR DIVERGENCIAS ENTRE UM E ENTRE OUTRO E SIM LUTAR PARA QUE NO FUTURO SEUS FILHOS NÃO PERTENÇA NENHUMA DESSAS COORPORAÇÕES.PORQUE QUEM ESTUDA NÃO FICA COMPARANDO SALARIOS E QUEM NÃO ESTUDA VAI TRABALHAR NA GUARDA MUNICIPAL OU NA POLICIA MILITAR DO PARÁ

      Excluir
    2. NOSSA, QUASE ME OFENDI COM A DECLARAÇÃO DESTE IMBECIL QUE NAO TEM CORAGEM DE POSTAR O NOME. QUER CITAR LEI COMO SE NÃO AS TENHAMOS LIDO. O BURRO AINDA ACHA TEM A MENTALIDADE RETARDADA DECLARANDO QUEM É MAIS IMPORTANTE. QUANDO O QUE NOS DIFERENCIA É A FUNÇÃO. TRISTE VER UM ELEMENTO DESSES COM ESSA IGNORANCIA PROCLAMAR QUE É POLICIAL MILITAR E TEM A PRETENÇÃO DE SER ADVOGADO. SE CONSEGUIR FATALMENTE IRA DEFENDER BANDIDO POR UM PUNHADO DE DINHEIRO.
      NÃO ESTAMOS NEM AI PRA OPINIÃO DE UMA MINORIA IDIOTA QUE ACHA QUE SÃO OS DONOS DOS VAGABUNDOS. VAMOS CONTINUAR ATUANDO E NINGUEM VAI NOS IMPEDIR.
      VAMOS NOS APOSENTAR E AS INSTITUIÇÕES VAO PERMANECER NÃO ADIANTA CRIAR INIMIZADES E MELHOR TER A MENTE ABERTA.
      SE A GUARDA SAIR DE CENA PODE NÃO FAZER FALTA PARA ALGUNS POLITICOS VAGABUNDOS OU ALGUNS POLICIAIS MARGINAIS MAS FAREMOS PARA POPULAÇÃO.
      INDEPENDENTE DA FARDA OU UNIFORME, QUANTO MAIS AGENTES DE SEGURANÇA MELHOR.
      MELHOR ESQUECER QUEM DEVE OU NÃO DEVE, QUEM É MAIS OU QUEM É MENOS.
      DE FATO TODOS QUE ARRISCAM A VIDA SÃO DIGNOS DE EXCELENTES SALARIOS. MAIS ARRISCAR A VIDA PELO BEM ESTAR DOS OUTROS TEM QUE TA NO SANGUE.TEM QUE TER CARATER.
      QUE VENHAMOS GANHAR MAIS. E QUE TODOS OS AGENTES CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM A SEGURANÇA PUBLICA SEJAM VOMITADOS DAS CORPORAÇÕES.

      Excluir
    3. Caros amigos pq essa discussão, sou da guarda municipal de belém e nao acho que ganho bem não, pelo contrário, nossa classe da policia militar que infelizmente ganha muito mal. Quanto a importancia, eu como guarda ja fui chamado várias vezes na rua para atender vitimas de assalto, ja solicitei e fui solicitado por policiais militares para dar e receber apoio pois a situação necessitou, e em resumo se hoje a guarda recebe o que recebe foi porque a anos atras brigou e muito, fazendo greve e até motim, por reajustes, ganho pouco sim, mas nao estou reclamando, pois quem estar insatisfeito onde está que estude para sair pois concurso é que nao falta, ciúmes vamos deixar para nossas mulheres!

      Excluir
  7. Tenho pena das 3 forças armadas,que ficam calados, e seus salários vão ficando achatado.Hoje um PM ganha mais que um das força.Combatentes, dão o grito de liberdade, se não vcs vão acabar ganhando menos que um salário mínimo.SELVA!

    ResponderExcluir
  8. Não faço parte da segurança pública (graças a Deus)\o/
    Acho que o SD PM acadêmico em direito/UNAMA, foi ignorante, estúpido, arrogante e infeliz em fazer seus comentários contra o GM licenciado em letras/UNAMA. Acredito que todos da segurança pública deveriam se unir, porque não é falando mal de um ou de outro que vai resolver o problema dos baixos salários.
    OBS: Todo acadêmico em Direito ou em Letras devem escrever muito bem. O GM nem tanto, mas o PM... hum, escreve pior que eu. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNO ALEXANDRE ALVES -GOIANIA10 de fevereiro de 2012 13:52

      E JÁ QUE ESTE PM É MUITO GRADUADO,PORQUE ELE NÃO ESTA EM OUTRO EMPREGO GANHANDO MUITO MAIS EM VEZ DE FICAR DISCUTINDO SOBRE QUEM GANHA MENOS?CARO AMIGO,FAÇA SEU CURSO VALER E SAI LOGO DESTE EMPREGO:OU VÇ NÃO APRENDEU NADA DURANTE A FACULDADE.

      Excluir
  9. Josué:Sem dúvida deveria existir equipação salarial em as PMs de todo Brasil, tendo por base o salário do DF.

    ResponderExcluir
  10. PMs, já que o problema em questão é o salário, aconselho estudarem e pleitear um cargo na GM, tendo em vista que vcs não se importam com suas atribuições! SELVA!

    ResponderExcluir
  11. Enquanto v6 reclamam dos salários, tem cidadãos q vivem apenas com o salário mínimo (R$622,00), pois sou gd de castanhal e ganho R$1.100,00 e passei no concurso da pmpa e fico orgulhoso por vim d familia pobre e ter sucesso na vida! vamos é nos unir militares e civis contra os politicos vagabundos, esses sim ganham bem d mais e não fazem nada!

    ResponderExcluir
  12. AMIGOS GM E PM, EU SOU GM EM PETROLANDIA-PE GUANHO 800,00 POR MES É MUINTO POUCO MAU DAR PARA SE MANTER, NÓS DEVEMOS TER ORGULHO DE TER COLEGAS GANHANDO MELHORES. TEMOS QUE FICAR UNIDO, PARA QUE TODA A CLASE DE SEGURANÇA PUBRICA PORÇA GANHAR MAS,DEVEMOS TRABALHAR EM CONJUNTO, APOIANDO UM AO OUTRO POR MELHORES SALARIOS, E TODOS NOS ESTAMOS SUJETO A RISCO DE VIDA, QUANDO SAIMOS PARA TRABALHA NÓS NAO TEMOS A SERTEZA QUE IREMOS VOLTA PARA O NOSSO LAR, MAS QUANDO VOLTAMOS, ESTAMOS SERTO QUE AJUDAMOS A MANTER A CIDADE MAS SEGURA E O SONO MAS TRAGUILO DE UM CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  13. Sou Guarda Municipal de BoaVista-RR, ganho 2200 reais não ê um bom salario, mais ê rasoavel, nos membro da seguranca temos que nos organizar politicamente se nao estamos fadados a falencia, a em Boa Vista, nos guarda elegemos um colega nosso vereador do municipio, então a prefeita tem nos olhado deferente, tem nos recebido a agilizado nossas reivindicacao, nos orgulha muito ser a unica guarda do Brasil a eleger um vereador na capital de seu estado, vamos dessiminar essa ideia para todos nossos irmao de seguranca publica nao importa a cor da farda.

    ResponderExcluir