terça-feira, 3 de janeiro de 2012

POLITICAGEM INSTITUCIONALIZADA NA PM (Walmari Prata Carvalho)

A Abrupta mudança do comando da PM é contraditória ao que diz o governo em relação à melhoria na segurança pública com a apresentação de índices que indicam a queda da criminalidade. Os agradecimentos do governador ao comandante que sai ratificam a satisfação ao mesmo no exercício da função. Ninguém tomou conhecimento de qualquer ato desabonador que justifique sua inopinada defenestração. Não estou defendendo o que sai ou execrando o que entra, mesmo porque, nada tenho que desabone aludidos profissionais. Defendo a condição do COMANDANTE GERAL DA PM, em qualquer tempo ou governo. O governo precisa compreender que a segurança pública jamais sobrevivera caminhando par e passo com a politicagem. A política em sua essência sempre será assimilável em qualquer secretaria, mesmo neste especial setor. A política séria é aquela compartimentada pelas leis estatuídas, a ela qualquer coronel se adapta com facilidade, entretanto,quando a substituem pela politicagem generalizada onde ZEUS e NALDOS de seus pedestais do OLIMPO usam de seus asseclas de MACHADOS na mão a abrirem estradas inimagináveis aos legalistas,mas, assimiláveis aos insensíveis lenhadores e seguidores, que inebriados pela luz do poder, se permitem a despeito do bem maior (PM) derrubar estruturas, conceitos éticos, comandantes, e, todos aqueles que a esta esdrúxula condição se posicionarem, tudo, para que a politicagem prospere em beneficio de seu ZEUS e NALDOS seus eternos deuses do OLIMPO.

A técnica do sucesso alardeado pelo governo é preterida pelos desejos da infiltração maior da politicagem, e, para que isto prospere muda-se o gestor na esperança de que o próximo assimile com mais facilidade as vontades infiltradas daqueles que deveriam apenas legislar e cobrar respostas dos executores de área, não importando quem o seja.

A todo comandante geral exige-se o conhecimento profissional, principalmente na operacionalidade, entretanto, aliado a todo este conhecimento, para que o mesmo possua uma liderança consentida, fator fundamental para quem comanda é que ele tenha POSTURA DE COMANDANTE. A política permite isto, a politicagem jamais. Fico triste aos coronéis que se submetem ao poder dos politiqueiros, e, que se agrupam em subserviência ao redor de nocivas condutas. Fico mais triste ainda pelo caminho que vejo minha secular instituição transitar. Não consigo compreender como um homem de visão como nosso governador, ainda não teve a acuidade, mesmo avisado com antecedência, de perceber esta sandice institucional. Fico com enorme pena do qualificado novo comandante, pois, para não sucumbir terá que se submeter à politicagem, e, já inicia seu calvário tendo que engolir um subcomandante que lhe será imposto goela abaixo.

Belém, 03 de janeiro de 2012.

WALMARI PRATA CARVALHO-CEL PM RR

10 comentários:

  1. coronel Walmari o senhor tem razão em parte, mas falas sem conhecimento de causa. Somente quem conviveu com o coronel solano é capaz de dizer como esse oficial é prepotente. O senhor gostaria de trabalhar numa instituição onde o chefe pensa que é o todo poderoso? Ele tomou decisões sem consultar ninguém e desrespeitando a nossa legislação. É fácil falar da reserva, mas trabalhar nessas condições é loucura.

    ResponderExcluir
  2. O Governo ma minha opinião demorou demais em mudar o Comando da PM. Quando as coisas não estão dando certo temos que tomar outro rumo. Parabens Governador.

    ResponderExcluir
  3. Discordo do anônimo das 03;01,primeiroque o Cel Solano sempre primou pela observancia da lei, e essa arrogância propagada deve ser por que ele sempre quis colocar NOSSA CORPORAÇÃO como importante, mas a maioria curva-se a interesse pessoais, vaidades pessoais e etc e então não entende. Segundo entendi o que oCEL WALMARI defende, não o SOLANO, o João ou qualquer outro que ocupe aquela cadeira, é a figura de CMT GERAL DA PMPA, que deve ser respeitada, pois senão continuaremos fragilizados frente aos politicos, que querem nos tratar como marionetes.PARABÉNS AO EXCELENTE COMANDO DO CEL SOLANO, EM 01 ANO ele fez o que não foi feito em quatro por muitos , ele tem visão de gestor, pois o cmt mão tem que ir pra rua, mas providenciar meios para os que estão na ponta o façam com êxito, sinto muito como pm não te-lo conosco. Sucesso ao novo cmt, nós torcemos pela instiutição que é maior a todos que passam por ela.

    ResponderExcluir
  4. Socorro, o CEL WALCI no subcomando, pobre novo comandante, não poderia estar pior assessorado, JATENE, onde estavas quando fostes levado a cometer essa loucura tirando CEL SOLANO, acho que estais mudando de conceitos, MEU VOTO A TI NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  5. Apareceu um baba ovo do Soberbo Solano chamando o ditador de competente esse deveria esta mamando na teta da PM. vai embora com a quadrilha ( Soberbo Solano, Maradona com filho voluntario, Homens de Merda, Gargamel e o Chefe de Gabinete que gosta de Cavalo ha e nao esqueça do cap baba ovo que so sabe carregar pasta.

    ResponderExcluir
  6. walmari tu falas isso agora mas ja tiveste oportunidade de fazer e nao fez so lembravas de ti, e agora quer da uma de bom moço so quem nao te conhece e que engole lembras de Castanhal quando vc foi Comamdante e so queria saber de ti e nao estava nem ai pro resto.

    ResponderExcluir
  7. Essa polícia é mesmo uma piada!!!Briga de "estrelas" (maioria, burros, ignorante, poucos os centrados e inteligentes) é sempre assim, quem tá no poder pensa que é Deus. E que já esteve, pensa que é cordeiro. Chefiar é fácil, dificil é ser chefe. Mandar é fácil, dificil é ouvir. seres humanos não são máquinas nem animais , são seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. CEL Valmary,tua fama corre longe.Teu passado te condena pro resto da tua vida.Não aponta esse dedo sujo sem antes apontar pra tí.99% DOS CEL do passado sempre foram DITADOR.Hoje temos oficias educados.A estrela de alguns não subiram suas cabeças.SD velho da reserva

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os elógois dado ao Cel Walmary, quem não se lembra da dupra "WALTRINTA" que só punia com trinta dias sem observar nem sequer os tramites legais o praça entrava em sua sala e já saia com trinta dias para cumprir vi tudo isto de perto no 1º BPM, agora quanto ao solano é só mais um dos ditadores da PM, que ainda insistem e sobreviver, sua soberba e tanta que jamis vai enxergar seu erro. Quanto ao Walci, meu Deus, não foi uma boa escolha

    ResponderExcluir