quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEC indica reitor temporário para Instituto Federal do Pará (Portal do Ministério da Educação)

Quarta-feira, 04 de julho de 2012 - 19:07

O Ministério da Educação designou um reitor pro tempore para o Instituto Federal do Pará (IFPA). A partir desta quinta-feira, 5, o professor Élio de Almeida Cordeiro assume a direção. Serão afastados todos os envolvidos em irregularidades na instituição, pelo menos enquanto durar o processo.

Uma ação conjunta da Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministério Público Federal resultou, na última quinta-feira, 28, na prisão do reitor do IFPA, Edson Ary de Oliveira Fontes, e outros três acusados por desvio de recursos públicos. Por força de um habeas corpus, concedido nesta terça-feira, 3, o reitor responde o processo em liberdade. Outras nove pessoas foram denunciadas. O MEC já havia iniciado sindicância investigativa para apuração de supostas irregularidades apresentadas por meio de denúncias.

A investigação do MPF identificou diversas fraudes em licitações, desvios de recursos e repasses irregulares de verbas da União. Durante a auditoria, testemunhos e provas surgiram, indicando o desvio de recursos públicos.

O Ministério da Educação criou uma comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que resultou no pedido de afastamento preventivo de 13 servidores do IFPA, entre eles, o reitor e seu substituto.

Assessoria de Comunicação Social

10 comentários:

  1. Aí está, seu canalha

    Já sabes quem será o próximo que irás perseguir, para tentar teus quinze minutos de fama

    Mas nem assim vais conseguir te eleger no final do ano, seu patife

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste ano somente sou candidato à liberdade, logo não entendo o fundamento das suas palavras.

      Quanto a ser CANALHA e PATIFE, não internalizo adjetivos como esses, visto que não estou neste mundo para agradar as pessoas, principalmente iguais a você.

      Por fim, digo-lhe que meus questionamentos são impessoais e nada posso fazer se algumas pessoas os entendem como "perseguição". Como filósofo consigo separar muito bem o campo subjetivo do objetivo.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Wolgrand, uma aluna foi penalizada por danos morais contra seu professor, pagou 15.000,00. Será que esse cara não tem medo da justiça?

      Excluir
    3. Aiii Wolgrand.
      Vc é o Cara!

      Esse anônimo ta c raiva de vc porque perdeu a "bocada" do IFPA, agora vai p fila da casa do trabalhador e ainda viu o ladrão que arrumou uma bolsa p ele ir parar na cadeia. Eu acho é bem feito! E ainda assisto tudo pela Tv da minha casa rindo kkkkkkkkkkk Chupa essa manga Edson Ary.

      Excluir
  2. Wolgrand, vou fazer uma reclamação: até agora vc não confirmou se está em Portugal e é chato saber de certas coisas através de terceiros, principalmente quando se está fazendo um curso financiado pela instituição pública e, tudo indica, totalmente irregular por não haver nenhum convênio de cooperação entre instituto e essa universidade portuguesa. Ao que parece vc está se utilizando de uma máxima jurídica: ninguém é obrigado a produzir provas contra si. Aguardo publicação do post e sua resposta, até para esclarecimento desses fatos, que já estão, diríamos, na "boca do povo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,

      A “boca do povo” não me interessa. Sou guiado pela razão, e esta, com certeza, não está na “boca do povo”. Agora, quanto às ilegalidades que OUVISTE falar, te sugiro fazer uma petição, com base na Lei de Acesso à Informação e a dirija ao atual reitor do IFPA para obter as informações que desejar sobre a minha vida no instituto. Depois, se entender que pratiquei algum ato ilegal, elabore outra petição e denuncie o caso. A democracia se constrói no contraditório.

      Por outro lado, como denunciei fraudes no PRONATEC, UAB, convênios e outros programas, existem tantas pessoas insatisfeitas comigo que, se você não me denunciar, certamente uma delas o fará. Espero que elas também usem a razão e fundamentem a denúncia, porque se agirem como você certamente não lograrão êxito.

      Vá em frente e sucesso!

      Excluir
    2. vc tem uma postura quase messiânica, nada política. Não tenho interesse e motivos para denunciá-lo, mas o seu individualismo, quase anárquico, não aponta para alternativas ao mar de lama em que se encontra a instituição. (Por exemplo, e agora que há um interventor, o que o sr. propõe como alternativa para a instituição?)

      Os seus inimigos usarão esse curso de Portugal para desmoralizá-lo e, em parte, terão sucesso. Reconheço a sua coragem para denunciar o grupo corrupto do reitor, mas sua prática de construção de novos caminhos para o ifpa são muito frágeis, na medida que se apoia em dos grupos envolvidos com a corrupção denunciada por vc mesmo e pelo mpf. Espero que tenha sucesso na sua cruzada individual e contraditória. Só quero lembrá-lo daquele ditado popular, quem com os porcos vive, farelo come. Abraços e um bom curso.

      Excluir
    3. Você se contradiz ao dizer que sou individualista e depois que tenho um grupo. Mas entendo. A falta de contato, normalmente, leva as pessoas a imaginarem mais que conhecerem. No entanto vou aproveitar esta rápida conversa para esclarecer algumas cosias que colocaste.

      1 – Não tenho grupo. Por uma razão simples e já declarada: os grupos não agem racionalmente. Guio-me segundo o meu juízo e ele, normalmente, não visa conveniências (acredite se quiser). Depois, não tenho idade nem perfil para ser guiado ou conduzido pelos outros. Ocorre que algumas ações, como as de denunciar, não atraem multidões, logo tive de fazê-las sozinho. Muita gente reclama dizendo que ajo só, mas não querem se expor e não abraçam esse tipo de causa. Elogiam à distância.

      2 – Não temo desmoralização, pois tenho domínio dos fatos. Não devemos confundir comentários sem fundamento com críticas abalizadas. Estou sempre aberto ao debate. Sobre a hipotética vantagem pecuniária que eu teria recebido ilegalmente não foi possível debater com você, posto que não demonstrou o fundamento da suspeita. Você mencionou o fato sem conhecimento de causa. Não internalizo fofocas, afinal, efetivamente, elas não produzem prejuízos práticos. Basta comparar com as denúncias que fiz contra o gestor Ary Fontes. Tiveram tanto fundamento que resultaram em sua prisão.

      3 – Quanto às propostas para o IFPA, digo-lhe que existe algo chamado: PODER ADMINISTRATIVO para agir em nome da Administração. Se for chamado pela autoridade competente vou propor soluções, mas para isso é preciso pessoas sérias e mecanismos de fiscalização e transparência. Meu amigo não existe santo, logo deve existir controle das ações dos agentes públicos. Por que acha que o gestor tenta comprar adesões? Para enfraquecer o controle das suas ações e o poder dos supostos adversários, ainda mais numa instituição que tem eleições como o IFPA. O MAIOR OBSTÁCULO SÃO AS PESSOAS, NÃO AS PROPOSTAS.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Wolgrand,

    Todos os docentes da UFOPA acompanham o seu blog em relação as denúncias. Aqui em santarém também formalizamos denúncia contra o reitor SEIXAS de indícios de irregularidades administrativas e pelo visto temos outra denúncia já envolvendo UFOPA E IFPA - Campus Santarém, conforme trecho da denúncia encaminhado ao MPF e CGU:

    Sou docente da UFOPA (em Santarém) e gostaria de externar a minha preocupação em relação ao DINTER com a UNICAMP. A preocupação é que Prof. Dr. Anselmo Colares em uma reunião pública informou que não haveriam vagas para docentes de outras instituições em função da demanda da UFOPA ser maior que a oferta, mesmo a legislação permitindo essa possibilidade, conforme abaixo:
    http://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital-013_Minter-Dinter2012.pdf
    3.1. Requisitos Gerais
    a) As propostas Minter/Dinter devem ser apresentadas por uma única instituição promotora e para uma única instituição receptora, sendo vedada a apresentação de propostas de um conjunto de IES (em redes ou em outras formatações associativas) enquanto promotoras. Igualmente não poderá haver um conjunto associado de IES enquanto receptoras, podendo, no entanto, contemplar a participação de docentes bem como de discentes de instituições do entorno geográfico territorial;

    Diante disto, no edital da Unicamp ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/editais/2012/junho/edital-do-dinter-em-educacao-unicamp-ufopa-2012 ) não informa nada em relação a essa situação que candidatos externos a UFOPA poderíam realizar a inscrição e alguns docentes não se inscreveram no processo, em função desta reunião.

    Entretanto causa estranheza que a servidora do IFPA/Campus Santarém MARGARIA DO ESPIRITO SANTOS GORDO do ( que também está envolvida no desvio de verba do PRONATEC do referido Campus) do Ex-Diretor do IFPA - Campus Santarém HERIVELTO MARTINS E SILVA envolvido em vários processos na Justiça Federal de dano ao erário público e recentemente afastado do exercício do cargo por indícios de desvio de verba pública para o Bole-bole ( Escola de Samba ), o qual, é presidente, tenha sido aprovada neste certame.

    Vale ressaltar que o mesmo Diretor teve várias reuniões com o Prof. Anselmo a fim firmar parceria entre UFOPA e IFPA, incusive com transferência de recursos financeiros do IFPA para a UFOPA que pelo jeito em decorrência da prisão do REITOR do IFPA, amigo íntimo do HERIVELTO, deixando de lado a demanda da UFOPA.

    Resultado do DINTER ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/editais/2012/julho/dinter-em-educacao-aprovados-5-7-2012)

    Finalmente, com a nossa indignação encaminharemos ao MPF.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero me apresentar pois não me escondo em anonimatos. Anselmo Alencar Colares, professor associado UFOPA, coordenador do DINTER em Educação na parceria com a UNICAMP.

    O Projeto DINTER foi aprovado pela CAPES seguindo rigorosamente o que estabelece o Edital que normatiza os mestrados e doutorados interinstitucionais. O processo de seleção foi amplamente divulgado com os critérios previstos no Edital da CAPES e no Edital da Unicamp/Ufopa. Ficou claro que poderiam se inscrevr docentes da Ufopa e de outras IES de seu entorno. Ficou claro também que não havia compromisso em preencher todas as vinte vagas. A seleção seguiu princípos exclusivamente acadêmicos. Não é papel dos avaliadores investigar e julgar comportamentos extra acadêmicos de qualquer candidato. Se alguém tem problemas com a justiça, a ela terá que prestar contas.

    Apenas UFOPA e UNICAMP estão envolvidas de forma institucional no DINTER em Educação. Não existe qualquer acordo verbal ou escrito relativo ao Dinter além da Ufopa e Unicamp. Esta denúncia não passa de discurso vazio e mal intencionado.

    A seleção seguiu rigorosamente os critérios acadêmicos.

    Para concluir, quero esclarecer que entre os não aprovados há bons projetos, mas, como excedia o número de vagas, não foram classificados. Os avaliadores optaram pelos projetos mais próximos das linhas de pesquisa e do grupo de docentes integrantes do Dinter em Educação.

    ResponderExcluir