quarta-feira, 11 de julho de 2012

A greve da educação é uma FALÁCIA: só faz sentido sonegar aquilo que o outro quer



“UM HOMEM PRUDENTE NÃO CASA COM UMA MULHER QUE SEJA MUITO BONITA, MUITO RICA E MUITO INTELIGENTE, PORQUE, NESSA HIPÓTESE, ELE NÃO TERÁ O MÍNIMO PODER DE BARGANHA”.
Esta metáfora retrata com precisão a recente greve das Universidades e Institutos Federais em todo país. Os “mestres” podem passar um ano parados que a sociedade não sente falta. Os alunos vão para suas casas, os professores “tiram férias”, a mídia ignora e os demais membros da sociedade têm mais o que fazer, como ver novela, ir ao cabeleireiro ou comprar roscas de côco no supermercado.
Isso mostra que a greve, neste caso, é uma falácia. Só faz sentido sonegar aquilo que o outro quer. Por isso digo aos jovens leitores deste blog: vocês podem optar em exercer uma profissão com ou sem greve, da mesma forma que podem casar com uma mulher que os considere ou os ignore. Somos, como diz o filósofo francês Sartre, responsáveis por nossas escolhas.      

5 comentários:

  1. A greve federal deve ser direcionada de outra forma. Deve marcar, ser vista sob uma nova visão. O s mestres devem se reunir e estabelecer uma estratégia de "ataque". Como exemplo a "proliferação" informativa dessa greve, através das mídias. Como se dará essa divulgação deve se pensar na melhor forma.Mas as redes sociais e um dos melhores veículo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, e tem esses docentes que gostam de dar tiro no pé, usando de sua audiência para escrever contra a greve. Professor Wolgrand, o sr. gosta de estar sozinho nas suas certezas, coisa de filósofo e militar. Quase todas as universidades federais paradas e mais de 30 institutos federais e sr. dizendo que o governo não se incomoda. Acompanhe a greve, mesmo estando em Portugal, pois hoje haverá reunião dos grevistas com o governo. Em plenas férias! Quanto ao conselho dado aos jovens, diga a eles que se querem uma profissão sem greve, que procurem a vida militar, pois lá é proibido fazer greve e os que discordam dos superiores são mandados para a aposentadoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Em tese, não sou contra a greve, mas entendo que ela somente produziria resultado, no caso dos docentes, se a nossa paralização trouxesse transtorno para o governo. Paramos meses por ano e o governo "caga e anda" para nós.

      Tenho 17 anos de IFPA e já participei de, pelo menos, 13 greves, o que totaliza mais de dois anos parados ao longo da minha carreira. É muito tempo. Se a greve resolvesse, ganharia mais que um DESEMBARGADOR FEDERAL.

      Penso que preciamos pensar em novas alternativas. Não adianta simplesmente parar. Depois tudo volta como se nada tivesse ocorrido.

      Quanto a vida militar, digo-lhe que, mesmo tendo sido colocado na reserva proporcional, aos 18 anos de serviço, ganho como militar o dobro do que recebo no IFPA. Veja quanto ganha um soldado da PM, com a 1ª série do Ensino Médio e compare com o salário de um professor no IFPA no início de carreira. Depois investigue quantas greves os professores fizeram em comparação aos militares. Você deve imaginar o resultado.

      Além do mais, você sabe por que um polcial federal ganha em torno de 7 mil no início de carreira, sem fazer greve?

      Quero dizer que a GREVE não vai resolver a questão salarial dos professores, salvo se, para você, as "férias" fora de época forem um ganho.

      Em outras palavras, uns tem liberdade para fazer greve, mas ganham salários ridículos; outros não tem, mas ganham salários decentes. Você desconfia o porquê de tal ocorrência? Investigue e verás que a GREVE, embora seja um instrumento legal, não determina se uma categoria profissional será ou não reconhecida do ponto de vista salarial, logo é preciso pensar em outras alternativas.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Professor, que alternativas seriam essas na sua compreensão para pressionar o governo, considerando a área da educação?

      Excluir
  3. Bem acredito que a greve é instrumento legitimo de pressão, mas se realmente ela não der conta de pressionar ela se torna inútil, não creio que seja o caso, mas também não creio que a pressão é adequada ao momento acredito que deveríamos verificar formas de melhor pressionar, se a greve sozinha não resolve o que podemos fazer com ela? Como podemos causar um desgaste ao governo? em que a conjuntura atual pode ajudar? ou ainda atrapalhar? o que cada local pode ter de especifico que possa ajudar nesse aumento da pressão?

    ResponderExcluir