sábado, 9 de fevereiro de 2013

Índice de aprendizado é baixo no Estado do Pará (Ou: “Quem mandou nascer no local errado”)



 
Pelo menos 70% dos alunos da rede pública de ensino não conseguem aprender o adequado nas escolas. Este é um dos resultados preliminares da Prova Brasil 2011, que avaliou o desempenho dos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado pode sofrer alterações até a conclusão final de análise dos dados do exame.
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Contudo, já se sabe que 80% dos alunos do 5º ano ainda apresentam dificuldades para ler e interpretar textos. Os índices são mais preocupantes entre os alunos do 9ª ano, pois 86% deles também não sabem ler e interpretar textos adequadamente. No que se referem ao ensino da Matemática, as estatísticas se tornam mais preocupantes, pois 86% dos estudantes que estão no 5º ano não sabem interpretar textos e 95% não sabem resolver problemas matemáticos.
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Os dados revelam as falhas na educação pública também no Pará. Dos 129.758 estudantes do 5º ano da rede pública que fizeram a Prova Brasil 2011, apenas 26.311 (20%) demonstraram habilidade em ler e interpretar textos. Do 9º ano, 82.905 alunos fizeram o exame de Português, mas somente 11.460 (14%) aprenderam o adequado. Em Matemática, a média de estudantes do 5º ano que sabem resolver os problemas e cálculos matemáticos é de 17.424 (14%) e do 9º ano apenas 4.249 (5%) tiveram um bom desempenho. Com isso o Pará ficou bem abaixo da média nacional no aprendizado das duas disciplinas.
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No Brasil, onde existem cerca de 2,5 milhões de alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, 37% deles conseguem interpretar adequadamente textos. Em Matemática, 33% consegue resolver problemas. Do universo de 2,4 milhões de alunos do 9º ano, 22% deles mostraram competência de leitura e 12% aprenderam o adequado em Matemática.
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(Diário do Pará)

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