domingo, 26 de agosto de 2012

A manipulação das pesquisas eleitorais no Pará



NOTA DA FRENTE BELÉM NAS MÃOS DO POVO (PSOL-PCdoB-PSTU)

DENÚNCIA – A MANIPULAÇÃO DAS PESQUISAS JÁ COMEÇOU

1. Na edição deste domingo (26), o jornal O Liberal publica uma pesquisa de intenção de voto do instituto Vox Populi para a Prefeitura de Belém que, mais uma vez confirma a liderança de Edmilson por ampla margem de vantagem em relação aos outros candidatos. No entanto, o tratamento editorial que compara as pesquisas de dois institutos (Ibope e Vox Populi) diferentes, com metodologias e desenho amostral distintos fere qualquer norma de bom jornalismo. Ao utilizar esta manobra, com apoio de gráficos e recursos visuais o jornal pretende passar a seus leitores a falsa impressão de que teria havido ao longo das últimas duas semanas mudanças significativas nas intenções de voto, com queda ou crescimento entre os diversos concorrentes.

2. Para ampliar o conteúdo manipulador, o texto de abertura da “matéria”, na mesma primeira página, afirma que a pesquisa Vox Populi “mostra mudança na intenção de voto após início do horário eleitoral”, sem destacar que até a data da publicação da pesquisa tinham ido ao ar tão somente dois programas eleitorais gratuitos para prefeito e um número limitado de inserções o que, como é óbvio, é muito pouco para sustentar tal afirmação.

3. Embora a pesquisa da Vox Populi confirme a liderança folgada de Edmilson, é evidente que a manipulação das pesquisas eleitorais já começou – recurso típico de candidatos com muito dinheiro e poucos votos- numa tentativa espúria de influenciar a definição de votos do eleitorado e tentar desta forma anti-ética, deter a maré crescente pró- Edmilson, visível de tal forma nas ruas de Belém que torna factível, inclusive, a vitória no primeiro turno, como até mesmo a pesquisa Vox Populi confirma.

4. A Frente Belém nas Mãos do Povo conclama seus militantes e apoiadores a permanecerem vigilantes e mobilizados para denunciar o vale tudo eleitoral e qualquer tentativa de manipulação das pesquisas eleitorais. A utilização de métodos desqualificados na disputa ainda nos primeiros dias da contenda eleitoral revela o desespero daqueles que temem a volta de Belém para as mãos do seu povo.

Belém, 26 de agosto de 2012

Coordenação da Frente Belém nas Mãos do Povo (PSOL-PCdoB-PSTU)

3 comentários:

  1. Quando os blogueiros vão colocar a Liberal no seu devido lugar? Já ví esse mesmo filme com a Valéria-Barbie na eleição passada. Agora tentam com Zenaldo-Ken. Será que acham as pessoas idiotas? A blogosfera tem de ser dura com esse tipo de coisa. A cidade tem de sair disso e escolher seu rumo



    O Jatene ainda não entendeu que a tese do cacique que pode eleger até um poste ja caiu há muito tempo. Que o governador aposta em uma candadura muito "pesada" e não decola é fato. O Priante tem seus votos e Belém, tanto que chegou ao segundo turno nas
    eleiços passadas. Desidratar um, e hidratar outro é bem possível dentro de uma margem de erro de 4%. É ai que funciona os “negócio$$$” das pesquisas.
    Esse pessoal quer definir o resultado das eleições antes mesmo da votação.
    Pura manipulação.


    O que Zenaldo foi fazer sábado no Liberal?
    http://lh6.ggpht.com/-BPO4Guanm3I/UDmEnJqIgoI/AAAAAAAAGOk/dT-qYbEHvds/Zenaldo%252520em%252520O%252520Liberal.png?imgmax=800

    ResponderExcluir
  2. Wolgrand, é certo q as pesquisas querem manipular, mas as comunidades estão se decepcionando... querem falar diretamente com o Edmilson, tbm querem tratar direto com os candidatos a vereadores. Está acontecendo muita blindagem, estrelismo,assessor não e segurança particular.Assessoria, serve p aconselhamento, projeto,e de certa forma buscar uma maneira suave e educada com as comunidades,se os candidatos ja estão criando barreiras p falar com as lideranças comunitarias, imagine depois de eleitos? tudo isso contribui p uma queda lenta.... isso faz lembrar o governo ana julia, onde a assessoria blindava a governadora.Wolgrand, tem assessor se comportando como ''leão de chacará''. observe. bjs,tchau.

    ResponderExcluir
  3. Nós de Cotijuba, entendemos bem o q este anônimo das 10:02 quis dizer. estamos decepcionados com edmilson, achamos que a campanha deve se chamar: ''COORDENAÇÃO DA FRENTE EDMILSON NAS MÃOS DOS ASSESSORES". UMA PENA!!!

    ResponderExcluir