domingo, 26 de agosto de 2012

Professor Walber Wolgrand é homenageado pelos novos professores de Biologia, formados pelo IFPA (Ou: "É na lembrança dos alunos que o professor se reconhece como tal")



“Ao celebrarmos o final desta caminhada, queremos prestar essa homenagem a você, que contribuiu, diretamente, com nossa formação ética. Com você percebemos que nossos melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas, sim, aqueles que nos ensinaram a questionar, a duvidar, a pensar e a sonhar” (Texto extraído da placa de homenagem ao professor Walber)

 
A profissão de professor não é melhor ou pior que qualquer outra, apenas possui algumas peculiaridades. A mais relevante reside no produto desse trabalho. Ele é difuso, indeterminado, subjetivo e de difícil verificação. Em geral, o mestre não sabe como os alunos receberam (ou se recebem) aquilo que tentou, com a atividade acadêmica, transmitir. É uma dificuldade quase “etérea”, que se eleva ao quadrado nas disciplinas propedêuticas, conceituais, que não possuem resultados práticos imediatos.

Como o PRODUTO da atividade acadêmica não é algo independente e externo ao sujeito, somente é possível identificá-lo INDIRETAMENTE, isto é, por meio de indícios, que podem ser percebidos quando o aluno (ou ex-aluno), ao se deparar com determinada situação cotidiana, diz: “PROFESSOR, LEMBREI-ME DO SENHOR!”, referindo-se a algum ensinamento transmitido. Essa “lembrança” constitui a “pedra de toque” do trabalho acadêmico. Ela constitui a prova cabal de que o trabalho realizado, de alguma forma, repercutiu na vida daquela pessoa.

Essa lembrança não é uma faculdade, mas se impõe a todo ser humano. Mesmo quando não declarada, jamais nos esquecemos das pessoas que lançaram sobre nós uma luz que nos permitiu ver coisas que somente os intelectos treinados conseguem alcançar.

Obrigado aos novos professores de biologia, formados pelo IFPA, pela homenagem a mim conferida, porque é na lembrança do aluno que o professor se reconhece como tal!  

Professor Walber Wolgrand.

2 comentários:

  1. Fiz algumas disciplinas nessa turma, essa galera é demais. Fico muito feliz pelos formandos e pela homenagem mais do que merecida ao grande professor Walber Wolgrand. Parabéns professor, sou seu fã!!!

    ResponderExcluir