sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PM vai utilizar tablets no combate à criminalidade

Aparelhos farão monitoramento de viaturas e consultas online

27/12/2012 - 12:48 - Belém
Os policiais militares da região metropolitana de Belém agora vão dispor da tecnologia presentes nos tablets para combater a criminalidade. Oitenta e sete aparelhos foram distribuídos, na manhã desta quinta-feira (27), ao Comando de Policiamento da Capital para serem utilizados nas Aisp (Áreas Integradas de Segurança Pública).

'Isso representa um momento de modernização do sistema. Os equipamentos vão permitir uma visão gráfica das viaturas. Os PMs interativos poderão saber a localização exata dos carros, bem como a trajetória e a velocidade do veículo. Vai melhorar no deslocamento, na trajetória e dos dados da ronda. É uma ferramenta facilitadora para as ocorrências', explica o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes. Ainda de acordo com o comandante, os tablets serão ligados ao Centro de Informação e Telecomunicações da PM, que vão repassar os dados para os comandantes de políciamento. 'Por exemplo, o comando pode pedir para que a viatura se desloque para outro destino, sem que isso passe pelo rádio ou acione outra vez o Ciop. Vai facilitar muito', ressalta.


Além da entrega dos equipamentos, os comandantes presentes participaram de uma palestra informativa ministrada pelo tenente coronel PM Seráphico, chefe do Centro de Informação e Telecomunicações. Os policiais receberam orientações sobre como manusear o aparelho e potencializar as ações de comunicação no policiamento da região metropolitana de Belém.

Para o tenente Antônio Nonato, Comandante da 1ª Companhia de Policiamento, os aparelhos também vão permitir agilizar outras consultas durante as rondas. 'Vai funcionar como um GPS, vamos poder conferir o caminho exato das viaturas e ver o relatório de policiamento de cada uma delas. Além disso, vamos poder também consultar outras coisas como por exemplo, o site do Tribunal de Justiça do Estado e conferir se um acusado ou suspeito já tem passagem pela polícia ou conferir se um carro foi roubado ou não, pelo site do Detran (Departamento de Trânsito)', finaliza.

A ideia da Polícia Militar é estender o uso dos tablets para o policiamento no interior do Pará, mas isso deve ser feito de acordo com o planejamento realizado pela corporação.

Redação Portal ORM
Fotos: Bruno Magno (Portal ORM)

3 comentários:

  1. sei, tablet no pé do ouvido, na boca do estomago ou no toutiço do meliante; polícia despreparada técnica e psicologicamente vai entender o uso de TABLET dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Sou policial. Essa iniciativa é muito boa, mas a nossa policia não está preparada para operar essa tecnologia. Os nossos policiais infelizmente são um bando de analfabetos, que não se preocupam em aprender nada. Só querem sabem de dinheiro. Vai ser o mesmo que dar um livro de Física Quantica para um aluno da alfabetização. Essa é minha opinião e tomara que esteja errado.

    ResponderExcluir
  3. Papo furado!!isso aí é só pra perseguir o praça; pra vê se ele ta ou não voado da área.... Muita cobrança nessa briosa só quem é ou já foi sabe; melhorias salarias que é bom nada, só enrolação; Engraçado que ainda tem papa charlie achando que operar um tablet tem que ser mestre em computação...

    ResponderExcluir