quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Belém é a 10ª cidade mais violenta do mundo, diz pesquisa, mas para o Secretário de Segurança Pública do Estado, a Capital paroara é a “Suíça brasileira” (Ou: “A coisa está preta!”)

Segundo pesquisa realizada pela Organização Não Governamental mexicana “Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, divulgada na edição nº 525 do JORNAL PESSOAL, do jornalista Lúcio Flávio Pinto, Belém é a 10ª cidade mais violenta do mundo. No Brasil somente fica atrás de Maceió, capital de Alagoas.

Do outro lado da pendenga está o excelentíssimo Secretário de Segurança Pública. Há quase dois anos no cargo, em todas as declarações concedidas aos meios de comunicação local, sempre contestou qualquer índice negativo, apresentando outros dados produzidos, estrategicamente, pelos seus subordinados. Se contabilizarmos todas as reduções dos índices de violência na capital paroara, divulgados  pela SEGUP, chegaremos a algo entre a Suíça e a Terra prometida, somente abaixo do “Jardim do Édem”.
Diante dessas posições flagrantemente antagônicas está o povo belemense que, indiferente à realidade dos números, sejam oficiais ou oficiosos, precisam administrar a realidade dos fatos, aquela que não está nas pesquisas, mas diante dos olhos, pois a vida não é uma abstração publicada nas páginas dos jornais.

O certo é que, sejamos os décimos, vigésimos ou enésimos nesse indesejável ranking, não há, na capital paraense, quem saia às ruas tranquilo, porque, segundo os números que estão na cabeça de cada habitante desta terra, há uma única convicção: “A COISA ESTÁ PRETA!”.         

Um comentário:

  1. Caro wolgrand! A PM está em uma inércia total. Invadiram um terreno imenso na augusto montenegro ao lado do lider e um residencial. Todo dia um mata o outro lá dentro, os invasores todos os dias tem seus gatos desligados pela celpa. Os moradores não conseguem mais conviver com o descaso da justiça e da PM. Os caras quebram o muro do residencial, fumam maconha e assltam a luz do dia e a PM não faz nada. Os caras da PM passam o dia dormindo no ar condicionado.

    ResponderExcluir