sábado, 29 de dezembro de 2012

O Vale-Cultura e a cultura do vale (Ou: “A ignorância é a causa de todos os males”)

A sanção presidencial à lei que instituiu o Vale-Cultura, no valor de R$50,00 (cinqüenta reais) mensais, apenas ratificou o que qualquer observador atento é capaz de inferir: o brasileiro é o povo mais “dinheirista”do mundo.


Aqui tudo se faz por dinheiro. Por isso o enorme sucesso das diversas bolsas instituídas pelos governos federal e estaduais. Quem por um ato de “insanidade administrativa” ameaçar acabar com esses benefícios pecuniários estará fadado ao maior e mais duradouro ostracismo político da história deste país.

No Brasil até a cultura se incentiva com grana. A educação não é vista como um VALOR EM SI MESMA, como algo capaz de formar e desenvolver o indivíduo, mas como um instrumento capaz de propiciar algum benefício material.

É a mais infame postura contra o conhecimento que uma nação pode ter.

A conseqüência cruel desse comportamento é a submissão e manipulação total do povo brasileiro pelo vil metal. Tudo se justifica pela possibilidade de ganhar ou perder algo. Um governante astuto controla a massa criando uma vantagem financeira ou extinguindo-a. É a mesma lógica que garante a existência dos cargos em comissão no serviço público. Faz-se tudo para obtê-lo, mesmo que contrarie o escopo da existência do próprio cargo.

A coisa é tão grave neste país, que até Sócrates não faz sentido por estas bandas. Para o filósofo ateniense CONHECIMENTO É VIRTUDE; para os brasileiros, somente dinheiro é virtude. Por isso é fácil entender porque a produção cultural no Brasil é um fracasso. O conhecimento liberta; o dinheiro, tutela. Em vez de o princípio bíblico “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertarás”, impera a máxima: “É dando que se recebe”.

Eis uma das raízes do desinteresse pela cultura no Brasil, que se alinha perfeitamente ao princípio contemplado, há mais de 25 séculos, pelos gregos: A IGNORÂNCIA É A CAUSA DE TODOS OS MALES.

2 comentários:

  1. Major, quando o Lula disse que não gostava de ler porque dava sono, ficou claro que ele se orgulhava de sua ignorância, e não à toa, esse princípio está sendo incorporado pelas grandes massas "bolsistas" deste país. Veja o caso das "cotas" para o ingresso nas Universidades. Dinheiro para as mais diversas bolsas não falta, mas, para investir na qualidade da educação, para que tanto o egresso da escola pública, quanto o da privada, possam disputar em posição igualitária uma vaga ao ensino superior, ah! para isso não terá nunca.

    ResponderExcluir
  2. Que bolsa cultura é mais um golpe da politica das bolsas

    ResponderExcluir