quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cu-rralinho, no Pará, é o cú do mundo (Ou: "Pará: um Estado de calamidade pública")

Última no PIB per capita, Curralinho, PA, enfrenta falta de infraestrutura

Ausência de asfalto nas ruas atrapalha serviços e até atendimento médico.
População reclama de falta de oportunidades no mercado de trabalho.


A cidade de Curralinho, no Pará, teve o menor PIB per capita do Brasil em 2010 (Foto: Rodolfo Oliveira / Agência Pará)A cidade de Curralinho, no Pará, teve o menor PIB per capita do Brasil em 2010 (Foto: Rodolfo Oliveira / Agência Pará)
.
A cidade de Curralinho, da ilha do Marajó, no Pará, foi apontada pelo IBGE como sendo o município brasileiro com o menor Produto Interno Bruto per capita do país em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12). Os números indicam que o município é o que, proporcionalmente, tem o menor valor de produção por habitante, R$ 2,2 mil por pessoa em 2010.

Um comentário:

  1. No TCM-PA há 39 cargos vagos de Analista de Controle Externo, conforme demonstrativo de pessoal publicado no DOE e lei de cargo e carreira do Tribunal. Nem por isso são chamados os classificados no concurso de 2009, já prorrogado, só para inglês ver.
    Comissionados fazem o trabalho na área-fim, que cabe apenas aos efetivos. Para a nomeação dos concursados não há dinheiro, mas os comissionados não param de ser admitidos, em número além do que permite a lei.
    Somente este semestre o TCM publicou duas aposentadorias para o cargo de analista de controle externo e nem mesmo essas vacâncias foram suficientes para convocar novos concursados. Recentemente, na onda de criação de cargos comissionados, o TCM também encaminhou projeto de lei à ALEPA criando mais cargos comissionados. O interessante é que isso ocorreu após solicitação do MPE àquele tribunal sobre a quantidade de servidores, visto que a quantidade publicada no DOE diverge da quantidade real de servidores ativos naquele tribunal (até hoje o TCM não respondeu aos questionamento do MPE e o prazo era até 06/12).
    Agora, com essa informação de que existem mais comissionados que o permitido pela lei atual do TCM/PA, já imagino o porquê dessa nova lei criando cargos.
    Abre o olho MPE, eles estão querendo passar a perna em todos!

    ResponderExcluir