sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Política pública não é aquisição de bens, mas a forma de utilizá-los (Ou "A falácia da locação de viaturas")



PA: Trezentas novas viaturas reforçam polícias


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), entregou na manhã de ontem 300 novas viaturas para as polícias Civil e Militar. Os novos veículos são destinados ao policiamento ostensivo e operacional.A novidade é que as viaturas estão equipadas com aparelhos GPS, o que permitirá ao Centro Integrado de Operações (Ciop) saber a localização e rota de cada unidade.


A entrega das 300 viaturas ocorreu no estacionamento do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão. O próprio governador do Estado, Simão Jatene, conferiu de perto os novos veículos e cumprimentou os policiais que receberam as unidades. Jatene destacou que os novos veículos também são alugados, mas por um valor menor do que foi contratado no ano passado. “Nós conseguimos um preço mais baixo e viaturas melhores e mais equipadas. Não temos nenhum preconceito em comprar ou alugar, o que for mais barato para um Estado que tem poucos recursos e precisa enfrentar desafios, foi isso que nós fizemos”.



CONTROLE


Simão Jatene também comentou a implantação dos chips nas novas viaturas e a qualidade superior aos veículos alugados anteriormente. “Essas viaturas são mais potentes, são mais equipadas. Todas têm um chip e isso é um avanço importante. Isso permite acompanhar onde está cada viatura. Esse é um dado que nos ajuda a monitorar melhor o trabalho policial”, destacou. “Nós estamos melhorando os equipamentos das polícias, melhorando os espaços onde elas operam para que os trabalhadores da área de segurança possam ter condições melhores”, completou Jatene.


O secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes, informou que o governo do Estado possui o registro de preço para 1.100 viaturas, mas até dezembro serão 700 veículos entregues. “Tem de colocar os equipamentos e isso demora um pouco. Mas é bom destacar que são alugadas, mas nós fizemos dois registros de preços, um por aquisição por compra e um para locação, dessa forma o mais barato foi locado”, destacou.



CONCURSOS



Fernandes destacou que com a entrega das novas viaturas está relacionada ao número de policiais que possuem habilitação para conduzi-las. Essa é uma das razões e necessidades para a realização de concursos para as polícias civil e militar. “Não adiante adquirir veículos se não houver policiais. O concurso está sendo realizado, o governador já autorizou. Esses novos policiais terão como requisitos serem habilitados, o que não ocorria antes. Normalmente se adquiria veículos e eles ficavam parados. Serão dois mil policiais militares, 500 civis e mais mil agentes prisionais”.As novas viaturas estão equipadas com motor 1.6, superior às antigas, que possuem motor 1.0. Além disso, os veículos possuem rastreadores (GPS), sinalizadores, ar condicionado e rádios digitais. Após a cerimônia de entrega dos veículos, setenta deles foram diretamente para as ruas de Belém. As demais unidades entrarão em operação ao longo da próxima semana.



2 comentários:

  1. vc perguntou se alguém, sabe o que é o PROPAZ, eu sei! é um orgão do governo estadual paraense comandado pela filha do governador que serve exclusivamente pra captar recursos. (R$100.000.000,00) da vale. que foram embolsados... pergunte ao martinho carmona!

    ResponderExcluir
  2. O atual governo disse que ia consertar várias viaturas para lançá-las no policiamento e comprar outras. Parece que esqueceu o que falou e agora faz a mesma coisa do governo passado, que tanto criticou. Nada como um dia após outro. Até neste ponto ele está igual ao governo passado. Santa casa, SUSIPE e agora viaturas.

    Quem não tem memória curta não se deixa enganar.

    Parabéns pelo vídeo Wolgrand.

    ResponderExcluir