sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Futebol, política e os bobos da corte (Ou: "Como enganar um povo otário!")

Caros Leitores deste blog,


Leiam as duas matérias jornalísticas transcritas abaixo, cujo objeto é a possível escolha de Belém como subsede da Copa América de 2015, publicadas nos dias de ontem e hoje na mídia paroara, 29 e 30 de setembro, para compreenderem como o povo paraense é tratado pelas autoridades públicas.


Como os textos se contradizem, é razoável supor que alguém está menitindo, mas, independente da falta de compromisso coma verdade, não tenho dúvida que o objetivo maior é utilizar uma influente modalidade desportiva, como o futebol, para tirar dividendos políticos.


Para um povo ignorante, promover um campeonato como a Copa América em solo paraense é mais importante que qualquer política pública bem executada. A ilusão ainda é uma mercadoria bem aceita num mercado cujos consumidores são otários.


O editor.


...................................................................................................

CBF nega Copa América em Belém

Polêmica

Candidatura ainda é analisada. Ontem, Ricardo Teixeira foi hospitalizado.

Belém

Da Redação e Agência Estado

A CBF negou nas primeiras horas de ontem que Belém já tenha sido anunciada como uma das sedes da Copa América de 2015. O placar eletrônico do estádio Mangueirão, durante o jogo de quarta-feira, em que o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0, divulgou a decisão, desmentida depois pelo diretor de Comunicação da entidade, Rodrigo Paiva. "Não há nada oficial, estamos analisando vários aspectos. A possibilidade existe e é real, mas temos de estudar todos os pedidos de candidatas à sede da competição", disse Paiva, que, por enquanto, só confirma a presença de Goiânia no torneio.


No intervalo do Superclássico das Américas, o governador Simão Jatene, que assistiu a partida ao lado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, chamou a imprensa e comunicou que Belém, depois de preterida para 2014, foi escolhida como uma das subsedes da Copa América de 2015. "Só quero agradecer ao povo do Pará, porque não tenho dúvida nenhuma que a beleza desse espetáculo contribuiu para essa escolha", disse Jatene.


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), Ricardo Teixeira, deu entrada ontem à noite na emergência do hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao site UOL Esporte por um atendente do local. Até o fechamento desta edição, ainda não haviam sido divulgadas outras informações sobre o estado de saúde do dirigente. A assessoria de imprensa da CBF não foi localizada para comentar o assunto.
......................................................................................................................


CBF confirma Belém como subsede da Copa América de 2015

Seleção Brasileira conquistou vitória sobre o time da Argentina, com placar de 2 a 0, em noite de Mangueirão lotado por 42 mil torcedores


Belém acaba de ser escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como uma das subsedes da Copa América 2015. O anúncio foi feito agora há pouco pelo governador Simão Jatene e pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Agora sim, podemos anunciar com todas as letras que a capital do Pará vai ser sede da Copa América. Quero agradecer a todos que contribuíram para que isso acontecesse. Não tenho nenhuma dúvida de que o belíssimo espetáculo que estamos vendo nesta quarta-feira (28) contribuiu e muito para essa decisão da CBF. O povo paraense está de parabéns e vamos comemorar juntos mais essa vitória”, afirmou o governador.

Segundo Ricardo Teixeira, a escolha foi feita como uma maneira de reconhecer os esforços e a pronta resposta dada pela organização do Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina. “Todos estão de parabéns. O evento foi muito bem organizado e o Estádio Olímpico do Pará tem condições para receber o evento. O povo do Pará também contribuiu muito para que isso acontecesse. O Pará merece”, enfatizou.

A Copa América é a principal competição de futebol da América. O torneio é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A quadragésima quarta edição da disputa acontece em 2015, em cidades brasileiras a serem definidas pela organização do evento. Até agora, Goiânia e Belém já foram escolhidas pela CBF.

Este ano, o torneio será disputado na Argentina, nos mesmos moldes das edições anteriores e seguindo o modelo da Eurocopa. “Com certeza teremos muitas coisas para reajustar até lá, coisas que precisam ser melhoradas e que merecem ter mais atenção, mas o importante é que teremos mais um grandioso evento em nosso Estado”, reforçou Simão Jatene.

Acostumado a cobrir grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, o comentarista esportivo Carlos Eduardo Casagrande, da Rede Globo, concordou com a escolha. Segundo ele, Belém está mais do que preparada para receber eventos desta grandiosidade. “Os paraenses mostraram um belíssimo espetáculo desde a chegada dos jogadores até o todos os minutos do jogo. Além disso, a estrutura do Mangueirão também é de altíssima qualidade”, enfatizou.

Bruna Campos – Secom

Um comentário:

  1. BRAVO, custa pegar um pouco mais leve? tem horas que tu carrega na tinta da caneta. ainda bem que Jesus te ama com todas as imperfeiçoes. rsrs

    ResponderExcluir