domingo, 23 de junho de 2013

Manifestações no Brasil: quem reclama de tudo, reclama de nada.

As manifestações populares que proliferam por todo país possuem uma característica comum: reivindicam, concomitantemente, vários direitos com uma só tacada. A população tupiniquim reclamou do aumento da passagem dos ônibus, da aprovação da PEC 37, da corrupção na esfera pública, da inércia dos partidos políticos, dos políticos, etc.
.
Ora, que o Brasil está um caos, qualquer pessoal minimamente esclarecida percebe, mas não é producente realizar um movimento popular para cobrar TUDO em um único ato. É preciso direcionar as ações para uma mazela social de cada vez, sob pena de o ato se tornar difuso e pouco producente. Um ato público sem objetivo definido e delimitado, no mérito e na autoria, está fadado ao insucesso. Afinal, quem reclama de tudo, reclama de nada.

Por isso, além de reclamar, é preciso delimitar o objeto e estabelecer prazo para a autoridade pública adotar as providências de sua alçada. Uma promessa sem data para ser cumprida é uma promessa vã.

Partindo dessas premissas, como sugestão, apresento alguns problemas paroaras que podem ser objeto de “infinitas” manifestações, desde que as autoridades assumam compromissos finitos.

1 – Que o Zenaldo conclua o BRT, pelo menos, até 2020.

2 – Que o Jatene e a sua polícia limitem em 02 o número de assaltos que um paraense pode sofrer a cada mês.

3 - Que o policial que apreender uma arma de fogo tenha o direito de passar 30 dias de férias no Caribe, por conta do Estado.

4 - Que a TIM-ganei jamais interrompa ligações amorosas, pelo menos, até o gozo final.

5 – Que o Ministério Público recomende que os concursos públicos estaduais e municipais sejam precedidos de licitação e que MS Concurso e a CETAP sejam proibidas de ganhar os certames.    

6 – Que Curralinho, no Marajó, deixe de ser o cú do mundo e seja, pelo menos, a bunda do Pará.

Etc.

        

Um comentário:

  1. com todo esses projetos de emergencia do governo federal,quem deve ta sorrindo de alegria são os vagabundos.Pq a dilma falou em investir em: EDUCAÇÃO,TRANSPORTE,SAÚDE.Entenderam? cader a segurança caralho?Será que a dilma é cega? HÁ...Esqueci que ela é rodeada de segurança

    ResponderExcluir