sábado, 17 de dezembro de 2011

No Pará a violência parou e ficou (Ou: "O terceiro Estado mais violento do País")

14/12/2011 - 11h40

Tamanho do texto

Pará é o terceiro Estado mais violento do Brasil, diz pesquisa

O Mapa da Violência 2012, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Sangari, mostrou que o Pará está em terceiro lugar no ranking dos Estados mais violentos do Brasil. O estudo é baseado na quantidade de crimes registrados a cada 100 mil habitantes, durante o ano de 2010. No caso do Pará, este número chegou a 45,8 crimes, sendo que em 2000 o Estado ocupava a 21ª posição.

Os outros Estados que também apresentaram números altíssimos em relação à violência foram Alagoas, que obteve o primeiro lugar, com 66,8 casos por 100 mil habitantes. Logo em seguida está o Espírito Santo, com 50,1 crimes. Mais adiante vem o Amapá, com 38,7 mortes, seguido por Santa Catarina, que registrou apenas 12,9 casos.

O instituto também pesquisou a quantidade de crimes violentos registrados na região metropolitana de Belém e nos interiores. No total, a RMB teve taxa de 80,6 casos por 100 mil habitantes. No interior, a taxa foi de 33,3 crimes. De acordo com o estudo, nos últimos 10 anos, a violência na grande Belém aumentou em seis vezes.

Já em relação aos dados nacionais, o município de Marabá obteve o terceiro lugar no ranking das cidades com mais casos de mortes originadas por armas de fogo ou branca. Foram 120,5 casos por cada 100 mil habitantes. O primeiro lugar ficou o município baiano Simões Filho, com média de 146,4 homicídios. Logo depois está Campina Grande do Sul, no Paraná, com taxa 130 mortes.

Segundo o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de Pesquisas do Instituto Sangari, mais de 80% da população disse em uma pesquisa ter medo de morrer assassinada. De acordo com ele, o nível epidêmico de homicídios considerado pela ONU é 10 mortes por 100 mil habitantes.

Interiorização do crime - O Mapa d Violência também analisou a variação dos homicídios nos últimos 30 anos. O estudo mostrou que, na última década, houve uma queda drástica na taxa de assassinatos registrada nas capitais e regiões metropolitanas e um aumento contínuo na taxa nas cidades do interior. 'Temos que pensar em políticas públicas que pensem em tratar o aumento da violência nas cidades do interior, principalmente em zonas de fronteira', disse Waiselfisz.

'O interior, que antigamente era uma ilha de tranquilidade, deixou de ser. Estes novos municípios, principalmente que viraram pólos de crescimento, também estão virando pólos de criminalidade', afirma o pesquisador. 'Em alguns municípios não se assume a violência', acrescentou.

Ele também destacou que a criminalidade e as mortes estão migrando para o interior devido ao crescimento da repressão e do reforço na segurança pública e no policiamento nas capitais e regiões metropolitanas.

Redação Portal ORM / G1

3 comentários:

  1. Nenhum Governo no Brasil,vai dar valor a Segurança Pública.Pois é caso de policia!!!.A Segurança Pública, é muito discriminado no nosso país,mais A VIOLENCIA está chegando na alta sociedade.Isso é muito bom!!!,porque só assim o poder Público vai olhar o quanto nos somos necessario, e valorizar o PM.Como diz um certo cel:POLICIA É COMO CRIANÇA,PERTO INCOMODA E LONGE FAZ FALTA.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a violencia não tem mais freio.Os direitos dos honesto não tem valor,só dos vagabundos.Vou contar uma história:Vc está na sala da sua casa vendo televisão,onde o apresentador do jornal nacional diz: foi preso um certo politico corrupto do Pará.Vc faz seu comentário com sua esposa,a respeito da conduta do politico.Depois de altas horas vcs vão dormi.Durante a madrugada,vcs acordam com o frio de um cano de uma pistóla na cara,e os vagabundos anunciam o assalto,onde eles cometem todo tipo de atrocidade com vcs(sexo,com filha,filho,esposa).Depois eles vão embora,Te deixando traumatizado pro resto a vida.AI VEM A MINHA PERGUNTA:VC PEDE A PENA DE MORTE, PRO POLITICO DA TELEVISÃO OU PROS VAGABUNDOS? Vcs sentiram a diferencia das emoções.É isso que eu quero que vcs protetores de vagabundos, percebam que um dia pode contecer com vcs a realidade dessa história.Porque em algum lugar no país, está acontecendo esse fato diáriamente.

    ResponderExcluir
  3. Mas isso vai acabar com a Nova Lei da SEGUP, publicada no DOE de 29/12/2011.
    Afinal são três SECRETARIAS ADJUNTAS.
    Wolgrand, você precisa fazer uma abordagem sobre essa Lei, salvo engano Lei Nº 7.584, de 28.12.2011.
    O Sindicato e a Ass. dos Delegados fez uma a respeito, leia no sites respectivos.
    É mais um LUIZ fazendo história francesa no Estado do Pará.

    ResponderExcluir