quarta-feira, 15 de maio de 2013

O MP Militar e os filhos da “Puliça”.

O jornal “Diário do Pará” de 09 de maio de 2013 noticiou que o Promotor Militar Armando Brasil denunciou a Coronela Ruth Léa e o Sargento Raimundo Lima pelos desvios fraudulentos de viaturas da PM para uma quadrilha em são Paulo (Peculato e Corrupção). De quebra, o Promotor determinou a instauração de um Processo Administrativo denominado CONSELHO DE JUSTIFICAÇÃO contra Léa, que poderá resultar na declaração de indignidade  ao oficialato pelo TJE  e a conseqüente perda de sua patente.

Ora, não há dúvida que o caso em questão deve ensejar na instauração de um CJ contra a coronela, porém em situações similares, e até mais graves, o mesmo procedimento não foi realizado. Refiro-me, por exemplo, ao caso do ex comandante da PM, coronel Luis Ruffeil, que foi denunciado pelo mesmo MP  por ter desviado milhões da FUNCESO, mas nunca respondeu a qualquer processo administrativo. Nem o promotor, nem o comandante da PM se dignaram em solicitar ao Governador a instauração de um CJ, como determina a lei.

Na PM, como em muitos órgãos públicos, existem aqueles que são filhos de Deus e os que são filhos da “Puliça”.    

  

3 comentários:

  1. Ainda tem tempo para ele solicitar a instauração do CJ e de carona para o Cel Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Esta polícia já devia estar desmilitarizada a muito tempo; o correto seria desmilitarizar e deixar o comando de seus batalhões com uma equipe de servidores civis concursados e subordinados ao Ministério Público.

    Uma PROSEGUR,NORSEGEL,PUMA... respeita mais a população e a qualificação do seu efetivo ao que, esta instituição...

    Rotineiramente, em eventos, observo aquela fila indiana de cabo-velho comandada por oficias adolescentes e magrelos; bem sei que entre 10 e 20 anos, tais oficiais já serão generais gordos e grosseiros e os cabos continuaram cabos, porém,
    muito mais velhos.

    Cadê o respeito com Estes policiais antigos???...

    Uma instituição que não respeita os seus vai saber respeitar e valorizar a população ???

    Talvez Me sentirei mais segura, no dia que eu ver na Praça da República, Feira do Açai, Pedra do Peixe, Ver-O-Peso... ao sol dás 2 horas da tarde uma dupla de coronéis da marca desta coronela ai, de serviço, suados e de uniformes esbranquiçados.

    Então, talvez acredite que as coisas na segurança pública no Pará, evoluíram do puxasaquísmo das conversinhas de gabinete político para o trabalho real e de fato.

    ResponderExcluir
  3. Quanto maior o grau hierarquico, maior deve ser apuniçao. Nao e isso o q diz o cedpm? ou mais uma vez vai sobrar somente pro praça?

    ResponderExcluir