domingo, 7 de julho de 2013

Militantes do PT fazem campanha contra o Ministro Joaquim Barbosa nas redes sociais (Ou: “Os sofistas cibernéticos”)


As redes sociais, como qualquer veículo de transmissão do pensamento, são suscetíveis à manipulação humana. Existem verdadeiros grupos (ou bandos) organizados que se empenham em difundir informações falsas, no conteúdo e na forma, para atingir os objetivos que lhe interessam.   

Um crasso exemplo dessa nefasta prática se materializa na investida da militância do PT contra o Ministro do STF Joaquim Barbosa, o relator do processo judicial conhecido como MENSALÃO.

Primeiro tentaram desqualificar Babosa afirmando que ele foi assistir ao jogo da seleção brasileira usando passagens aéreas pagas com verbas indenizatórias do Supremo Tribunal Federal. Não contentes, difundiram aos quatro ventos que o ministro assistiu à partida final da Copa das Confederações no camarote do apresentador global Luciano Huck cujo pai seria parte de uma demanda judicial que estaria sob a responsabilidade do magistrado. Por esses fatos, o compararam com Renan Calheiros e outras figuras reconhecidamente nocivas à Pátria.

Antes do juízo final, analisemos as acusações. A regulamentação interna do STF permite que os ministros utilizem as suas cotas de passagens aéreas para viajar para qualquer lugar do país, inclusive para tratar de assuntos particulares, logo o primeiro argumento não comporta qualquer ilegalidade praticada por Barbosa. O segundo é mais esdrúxulo. Acreditar que o Presidente do STF trocaria uma sentença judicial para assistir, de camarote, uma partida de futebol é o fim da picada. Se até o chefe da polícia local assiste ao jogo de qualquer lugar do estádio, imagina o Presidente de um Poder da República. Será que os petistas gostariam que Barbosa assistisse ao jogo da “GERAL”? Não creio que o coordenador do evento se recusaria a ceder um camarote de honra para tão ilustre autoridade. Essa mesquinharia somente é possível na cabeça de pessoas mal intencionadas que objetivam denegrir a imagem de uma autoridade que desponta em popularidade após condenar petistas corruptos.

O certo é que essas manobras evidenciam que a difusão das informações pelas redes sociais não possuem, em geral, compromisso com a verdade, mas com os interesses de pessoas ou grupos. A internet, como já era de se esperar, tornou-se um campo fértil para a ação dos “sofistas cibernéticos”, figuras treinadas para manipular as informações e confundir o pensamento dos incautos usuários do espaço virtual. Nestes casos, somente a pesquisa e o conhecimento podem impedir que esse pútrido objetivo seja alcançado.                     

    

2 comentários:

  1. é o PT desesperado dá-lhe Joaquim Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof wOLGRAND,
    Concordo que pessoas com interesses obscuros tentam denigrir a imagem de pessoas serias que tentam construir um Brasil menos corrupto como e o caso do min. Joaquim.
    Mais também devemos reconhecer que viajar para tratar de assuntos particulares, pode não ser ilegal para os integrantes do STF, contudo e no mínimo uma imoralidade. Portanto esse privilegio deve acabar o quanto antes, nenhum agente ou servidor publico pode ter tamanha mordomia.

    ResponderExcluir