FALTA POLÍCIA
Santana do Araguaia amarga 5 assaltos a banco em nove meses
EVANDRO CORRÊA
Sucursal do Sul e Sudeste do Pará
A BR-158, rodovia federal que liga o Pará ao Mato Grosso, foi interditada na tarde de ontem por comerciantes, empresários, políticos, estudantes e representantes da sociedade civil de Santana do Araguaia, no sul do Pará, para chamar atenção à falta de segurança pública no município. Durante a interdição da estrada, os líderes do movimento divulgaram uma pauta de reivindicações e colheram assinaturas para um documento a ser enviado à Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará.
A insegurança em Santana do Araguaia afeta o comércio local por causa dos frequentes assaltos às agências bancárias, onde, segundo os moradores, o movimento teve uma queda assustadora. A economia do município é baseada na agricultura, pecuária e no funcionalismo público. Segundo os manifestantes, o número reduzido de policiais militares destacados para o município - 17 para uma população de 57 mil habitantes - é um incentivo aos marginais. O destacamento local da PM também enfrenta condições precárias. Há apenas duas viaturas e o armamento é insuficiente para combater a criminalidade. No pátio do destacamento, duas viaturas estão paradas por falta de manutenção.
O comerciante Deusino Medeiros mora em Santana há mais de 30 anos e denuncia que o comércio é prejudicado pelos bandidos, que constantemente atacam a cidade. "A população está abandonada pelos órgãos de segurança", lamenta. Segundo o comandante do destacamento da PM em Santana do Araguaia, capitão Luís Antônio, nos próximos dias cinco homens do Grupo Tático de Redenção chegarão ao município e ficarão por tempo indeterminado, mas ele admite que o reforço é insuficiente para garantir a segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário