Pelo menos 70% dos alunos da rede pública de
ensino não conseguem aprender o adequado nas escolas. Este é um dos resultados
preliminares da Prova Brasil 2011, que avaliou o desempenho dos alunos do 5º ao
9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática. O resultado pode sofrer alterações até a conclusão final de análise
dos dados do exame.
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Contudo, já se sabe que 80% dos alunos do 5º
ano ainda apresentam dificuldades para ler e interpretar textos. Os índices são
mais preocupantes entre os alunos do 9ª ano, pois 86% deles também não sabem
ler e interpretar textos adequadamente. No que se referem ao ensino da
Matemática, as estatísticas se tornam mais preocupantes, pois 86% dos
estudantes que estão no 5º ano não sabem interpretar textos e 95% não sabem
resolver problemas matemáticos.
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Os dados revelam as falhas na educação
pública também no Pará. Dos 129.758 estudantes do 5º ano da rede pública que
fizeram a Prova Brasil 2011, apenas 26.311 (20%) demonstraram habilidade em ler
e interpretar textos. Do 9º ano, 82.905 alunos fizeram o exame de Português,
mas somente 11.460 (14%) aprenderam o adequado. Em Matemática, a média de
estudantes do 5º ano que sabem resolver os problemas e cálculos matemáticos é
de 17.424 (14%) e do 9º ano apenas 4.249 (5%) tiveram um bom desempenho. Com
isso o Pará ficou bem abaixo da média nacional no aprendizado das duas
disciplinas.
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No Brasil, onde existem cerca de 2,5 milhões
de alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, 37% deles conseguem
interpretar adequadamente textos. Em Matemática, 33% consegue resolver
problemas. Do universo de 2,4 milhões de alunos do 9º ano, 22% deles mostraram
competência de leitura e 12% aprenderam o adequado em Matemática.
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(Diário do Pará)
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